Eleições 2022: em Garrafão do Norte a disputa eleitoral vai muito além do dia 2 de outubro

A disputa eleitoral de 2022 em Garrafão do Norte está, digamos, fervendo. O pequeno município do nordeste paraense assiste uma intensa confrontação política em seu território no atual processo eleitoral, com desdobramentos em 2024, por conta das eleições municipais.

O grupo da gestão, que consagrou a sua reeleição em 2020 com o nome da Prefeita Edilma Alves (PSB), vem apoiando pela 4° vez a família Belo, dessa vez na reeleição da deputada Diana Belo (MDB). Todavia, o “grupo da prefeita” como é conhecido na cidade, vem encontrando diversos empecilhos na corrida eleitoral, desde a debandada de alguns vereadores, secretário e até mesmo o vice-prefeito. Há, claramente, uma grande rejeição por parte do grupo e de seu eleitorado ao nome da deputada Diana por acharem que a mesma não vence as eleições.

Antônio Tonheiro (PP), que tentou lançar o nome de sua esposa Socorro Tonheiro para prefeita de Garrafão, mas que teve a desistência anunciada poucos dias antes do prazo final de registros de candidaturas, recebeu reforços de peso, mesmo perdendo o apoio do vereador Antônio Vitalino (PL), que por mais que tenha sido eleito apoiando o Gilberto da Serraria (ex-candidato a prefeito, em 2020 pelo MDB), era um defensor de Socorro ao cargo ao paço municipal, mas hoje conta em seu time com o vice-prefeito Zé da Lena (PTB), o vereador Nairo Vidal (MDB), ex-secretário de Saúde no primeiro governo de Edilma, além dos vereadores Batatinha e Lauro (ambos do Cidadania).

E, por fim, o que pode se tornar o fiéis da balança, vem o grupo do MDB que apoia o presidente da Alepa, Chicão Melo (MDB) a sua reeleição. Grupo que é comandado hoje pelo representante do governador na região, Lula do Marapinima.

Considerado por muitos, a eleição que irá definir o próximo chefe do executivo de Garrafão, uma disputada muito acirrada entre Diana Belo (MDB) e Antônio Tonheiro (PP), onde Gilberto busca permanência no cenário como representação da oposição no município, espaço este buscado também por Antônio Tonheiro e seus apoiadores.

Em uma conta rápida, onde cerca de 15 mil eleitores vão as urnas, com Diana e Antônio chegando ambos a casa de 5 mil votos, Gilberto precisando de no mínimo 2 mil para permanecer no cenário e o grupo do Chicão buscando fortalecer o partido MDB no município.

Na eleição de 2020 o Antônio Tonheiro fez acordos para a candidata ser a Socorro Tonheiro, mas o Lula junto do Chicão bancaram a candidatura de Gilberto pelo MDB e depois o mesmo largou o atual presidente da Assembleia Legislativa (Alepa) para apoiar Jaques, largou o Jaques e iniciou conversas de seus apoiadores com a Diana e, por fim, fechou com o Erick Monteiro (vice-prefeito de Ananindeua e candidato a deputado estadual pelo PSDB).

Imagem: Informe Blumenau. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Ciro e o voto útil

Antes de qualquer coisa, mesmo sem efeito no direcionamento deste artigo, vale o registro que Ciro Gomes (PDT) é o mais bem preparado entre todos

Rapidinhas do Branco – CVII

Presidência Pelo visto, o vereador reeleito Anderson Moratório (PRD) deverá ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas. As articulações que estavam sendo feitas

Josemira quer inverter a lógica perversa de Auty investindo os royalties da mineração no desenvolvimento sustentável

Richard Auty teorizou sobre as economias que são dependentes quase que, exclusivamente, de um único recurso finito, com data para acabar, quase sempre, bem antes

O palco. Os ataques sem base técnica. O exibicionismo costumaz. O gerador de crises

Após as declarações do prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano durante painel na COP30 — quando acusou a mineradora Vale de “mentir” e de “dever bilhões”

PEC que limita poderes do STF: veja como cada senador votou

Por 52 votos a 18, o Senado aprovou a PEC que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta foi encabeçada pela oposição,

PIB do Pará deve crescer 4% em dois anos

m 2023, o PIB da região Norte deve apresentar alta de 2,7%, o melhor desempenho do país, graças aos investimentos de ampliação da capacidade de