Eleições 2022: IPEC aponta disputa acirrada entre duas candidaturas ao Senado no Pará

A segunda pesquisa divulgada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) neste sábado (24), os candidatos ao Senado Federal Beto Faro (PT) e Mário Couto (PL) aparecem empatados, com 20% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em seguida, Pioneiro (PSDB) e Flexa Ribeiro (PP) também estão empatados com 10%.

A sequência da disputa, que tem doze candidatos, registra ainda Delegado Jardel (Podemos) com 6%; Renata Fonseca (PRTB), com 2%; Professor João Santiago, com 2%; Gideon (AGIR), com 1%; Sabbá (PMB), com 1%; Paulo Castelo Branco (PROS), com 1%; e Elielton Lira (Avante), com 1%. O candidato Prado Sá (PV) não pontuou na pesquisa divulgada neste sábado. Votos brancos e nulos somaram 8%. Eleitores que não souberam ou não responderam à pesquisa somaram 18%.

Na primeira pesquisa, divulgada no dia 3 deste mês pelo Ipec, o cenário era: Mário Couto (PL) com 15%, seguido de Beto Faro (PT), com 12%; e Flexa (PP), com 9%. Delegado Jardel (Podemos) tinha 8% e Manoel Pioneiro (PSDB) 7%. Renata Fonseca (PRTB) aparecia com 3%; Sabbá (PMB), com 2%; Professor João Santiago (PSTU), com 2%; e, com 1%, Gideon (AGIR) e Paulo Castelo Branco (PROS). Elielton Lira (Avante) e Prado Sá (PV) não pontuaram no levantamento. Neste cenário, brancos e nulos eram 14% e 27% foram aqueles eleitores que não souberam ou não responderam à pesquisa.

Votos válidos 

O Ipec também realizou levantamento no qual são excluídos os votos brancos, nulos e os indecisos, como é feito na contabilização final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste cenário de votos válidos, Mário Couto (PL) e Beto Faro (PT) aparecem tecnicamente empatados, com diferença de um ponto. Os candidatos têm, respectivamente, 28% e 27% das intenções de voto. Na sequência, a pesquisa mostra novamente um empate técnico entre Pioneiro (PSDB), com 14%; e Flexa Ribeiro (PP), com 13%.

Com exceção de Prado Sá (PV), todos os demais candidatos pontuaram na pesquisa. Delegado Jardel (Podemos) aparece com 8%; Renata Fonseca (PRTB), com 3%; Professor João Santiago (PSTU), com 3%; Gideon (AGIR), com 2%; Sabbá (PMB), com 1%; Paulo Castelo Branco (PROS), com 1%; e Elielton Lira (Avante), com 1%.

No mesmo cenário, no dia 2 de setembro, Mário Couto (PL) tinha 25% das intenções de votos; Beto Faro (PT) 20%; Flexa Ribeiro (PP) 15%; Delegado Jardel (Podemos) 14%; Pioneiro (PSDB) 11%; Renata Fonseca (PRTB) 5%; Professor João Santiago (PSTU) 4%; Gideon (AGIR) 1%; Sabbá (PMB) 3%; Paulo Castelo Branco (PROS) 1%; Elielton Lira (Avante) e Prado Sá (PV) não pontuaram.

O Ipec realizou a segunda pesquisa de intenção de voto no estado do Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 21 e 23 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 39 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo PA-08652/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07390/2022.

Com informações de O Liberal (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: LigNews. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Por um governo a favor do Brasil

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem

A necropolítica Institucionalizada

Necropolítica é um conceito desenvolvido pelo filósofo negro, historiador, teórico político e professor universitário camaronense Achille Mbembe que, em 2003, escreveu um ensaio questionando os

Rapidinhas do Branco – CX

Preocupado Comenta-se pelos bastidores do Gabinete do Prefeito que Aurélio, longe do teatro que ele faz em frente às câmeras, está preocupadíssimo com os rumos

Congresso tem 8 emendas à LDO para abandonar meta de déficit zero em 2024

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, em tramitação na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, recebeu 8 emendas de

Jair Bolsonaro é eleito o novo presidente do Brasil

Nos últimos dias havia certa expectativa na campanha presidencial, tirando-a do marasmo que se arrastava com a grande diferença entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL)

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão

A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou nesta quinta-feira (11) a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento sobre a tentativa de golpe