Eleições 2022: Doxa apresenta os possíveis deputados estaduais eleitos no Pará

COMPARTILHE:

Dando continuidade aos estudos dos cargos proporcionais, Doxa publica pesquisa para deputado estadual, baseado em duas pesquisas estaduais realizadas nos meses de agosto e setembro. Os levantamentos estão registrados no T.R.E sob os números PA-04691/2022; PA-00891/2022.

O estudo mostra que o MDB fará a maior bancada com 10 deputados. A segunda maior será do PSDB/CIDADANIA. O PTB pode fazer a terceira maior bancada. O desempenho do partido está relacionado ao vereador Bob Fly, que poderá ser o mais votado de todos os deputados eleitos. Vale ressaltar que na pesquisa foram citados apenas quatro do partido, e pelos cálculos, o PTB tende a fazer cinco parlamentares. Portanto, a quinta vaga está em aberto dentro da citada legenda.

Pelo estudo, a Assembleia Legislativa deverá ser renovada em até 49%. Doze partidos e duas federações vão compor por 4 anos a nova Alepa. O que pese essa renovação, verifica-se que a maioria dos partidos são da base política do governador, Helder Barbalho. Apenas o PL ficará como oposição.

Vale ressaltar que é um estudo que valida o momento da pesquisa. Ainda existem mais de 65% de eleitores que não tem nenhum candidato definido. Por outro lado, temos pela frente 15 dias de campanha, o que pode mexer pontualmente o jogo de cadeiras.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00891/2022

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: Agosto/Setembro de 2022.

Local: Estado do Pará.

Amostra: Foram entrevistados 4000 eleitores.

Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010

Análise do Blog do Branco: 

Os números da Doxa em relação à disputa eleitoral pelo parlamento estadual paraense são relevantes, e fomentarão a montagem do tabuleiro político do Pará pelos próximos quatro anos. No quesito formação de bancadas, o levantamento apontou que o MDB terá na próxima legislatura, 10 cadeiras. Portanto, manterá, segundo a Doxa, as mesmas vagas que possui hoje. Nos bastidores fala-se que o partido controlado pelos Barbalho, trabalha para fazer, no mínimo, 12 deputados estaduais.

Atualmente, o PP e o PSD possuem, ambos, cinco cadeiras. Segundo a Doxa, as duas legendas podem sofrer uma queda brusca de representação, com dois e um assento, respectivamente. O PDT que atualmente conta com três deputados, passaria a ter dois parlamentares.

O PT que conta com três deputados, segundo a pesquisa da Doxa, manteria o mesmo espaço, mas agora com a divisão com mais duas legendas: PV e PcdoB, fruto da federação partidária entre as legendas.

A federação composta pelo PSDB e Cidadania, poderá ser a de maior crescimento político na Alepa no próximo ano. Segundo dados da Doxa, os tucanos poderão ter cinco cadeiras e o Cidadania uma, somando seis, o que seria a segunda maior bancada na citada Casa de Leis.

A legenda que poderá ter o maior crescimento político é o PTB, que atualmente não tem representante na Alepa e passaria a ter cinco cadeiras, sendo a terceira maior bancada.

O PL, Podemos e o PSB, que contam atualmente com uma cadeira, na pesquisa Doxa, poderão dobrar a sua representação no parlamento estadual.

Quem corre o risco de ter reduzida a sua representação a menos da metade é o PP, que hoje conta com cinco cadeiras, passando a contar – segundo a pesquisa – com dois assentos.

A federação entre PSOL e Rede, faria, segundo a Doxa, dois deputados.

O ricaço União Brasil, fusão do DEM com o PSL, manteria as três cadeiras que possui atualmente.

O PSC manteria o seu único assento.

Segundo a pesquisa da Doxa, o PSD teria uma queda vertiginosa. Passaria de cinco deputados para apenas um.

Os Republicanos que contam hoje com duas cadeiras, ficariam com um parlamentar.

No balanço geral, a Alepa deixaria de ter 16 partidos para contar com 12 legendas e mais sete, dividas em três federações, totalizando 19 agremiações partidárias.

Imagem: Celso Lobo. 

O blog no X