Eleições 2022: Lula e Bolsonaro disputam segundo turno

COMPARTILHE:

Com o fim da totalização dos votos no fim da noite deste domingo, 02, se definiu que o ex-presidente Lula (PT), com 48,43% dos votos válidos venceu a eleição neste primeiro turno. O petista enfrentará no segundo turno o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 43,20% dos votos válidos. Em terceiro lugar, ficou a senadora Simone Tebet, do MDB, que atingiu 4,16%; com Ciro Gomes (PDT) com 3,04%. Os outros candidatos não atingiram 1% dos votos válidos.

Muitos apoiadores do ex-presidente Lula, esperavam uma vitória em primeiro turno. A passagem ao segundo turno foi absorvida como derrota, ainda mais quando se leva em consideração a margem entre o petista e o atual presidente, muito próxima.

Analisando os números finais, fica claro que, no caso do petista, sua margem de votos válidos foi dentro da margem de erro – neste caso, para baixo – identificada nas pesquisas. O que ficou fora do “radar” dos levantamentos foi a subida dos votos em Bolsonaro, muito acima da margem de erro identificada nos levantamentos. O que leva a crer que o atual presidente contou com a migração de votos dos indecisos, dos que iriam se abster e até de outros candidatos, como o eleitorado de Ciro Gomes. O que se chamou de voto “útil”, na verdade pode ter mudado de direção.

Tendo como base o bom desempenho dos bolsonaristas nas urnas, o segundo turno promete ser muito acirrado. Os quase cinco milhões de votos a mais que Lula obteve, pouco produzem efeito em uma nova eleição, que de fato é um segundo turno.

A definição ficou para o dia próximo dia 30.

Imagem: reprodução Internet.

O blog no X