Eleições 2022: pesquisa aponta corrida eleitoral em Belém e Ananindeua

A pesquisa Doxa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o nº PA-04494/2022, realizada entre os dias 24 a 27 de Maio de 2022 com uma amostra de 800 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, apresentou o cenário eleitoral nos dois maiores colégios eleitorais paraenses: Belém e Ananindeua, respectivamente.

De partida, o levantamento quis saber sobre a avaliação da gestão do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do Psol. Os números mostraram: 29,4% dos entrevistados avaliam o governo positivamente; enquanto 31,0% avaliam negativamente. A avaliação regular chega a 36,8%. E 2,9% não opinaram.

Na avaliação do governo Helder Barbalho (MDB) na capital paraense e em Ananindeua, os números apontaram: positivamente por 57,7% dos eleitores das duas cidades. A avaliação negativa é de 10,1%. Há um índice de 30,5% que avaliam o governo de Helder como regular.

A Doxa quis saber como anda a avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Belém e em Ananindeua: 24,5% o governo federal é avaliado positivamente; enquanto 55,8% avaliam negativamente. A avaliação regular é de 18,5%.

Entre os três senadores da República do Pará, o levantamento quis saber qual é o mais bem avaliado perante ao eleitorado: Jader Barbalho, do MDB, aparece em primeiro lugar com larga vantagem sobre os demais senadores paraenses, se destacando com 52,6%. O senador Zequinha Marinho (PL)) aparece em segundo lugar com 5,3% das citações dos eleitores; enquanto Paulo Rocha (PT) vem em seguida com apenas 4,7%.

Cenário Eleitoral ao Senado

Após as avaliações de gestores e parlamentares, a Doxa perguntou como anda a intenção de voto para o Senado Federal, dividido em três cenários: com o ex-deputado estadual Márcio Miranda (PTB) e sem a sua presença. No primeiro cenário onde consta o nome de Miranda, ele aparece em primeiro lugar com 14,7% das intenções de voto; Beto Faro (PT) vem em segundo lugar com 11,2%, seguido por Mário Couto (PL) que obteve 10,6%. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, aparece com 9,9%, tecnicamente empatado com Mário Couto. O ex-senador Flexa Ribeiro (PP) é o quinto colocado com apenas 5,5% das intenções de voto. Os votos flutuantes são 48,1%.

No segundo cenário sem Márcio Miranda o quadro se apresenta da seguinte maneira: o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, pula para o primeiro lugar com 14,0%; em segundo vem Mário Couto (PL) com 13,2%, seguido por Beto Faro, do PT, 12,8%. Flexa Ribeiro (PP) é o último colocado com 7,3%. O número de votos flutuantes fica acima de 52%.

No terceiro cenário sem o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, o quadro se apresenta da seguinte maneira: Márcio Miranda (PTB) fica em primeiro lugar com 16,3%; Beto Faro (PT) em segundo com 12,4%, seguido de perto por Mário Couto (PL) que ficou com 11,8%; Flexa Ribeiro (PP) vem com apenas 6,1%. Os votos flutuantes somam 53,4%.

Cenário Eleitoral ao Governo do Pará

O quadro para a eleição de governador está muito favorável à reeleição de Helder Barbalho (MDB) em Belém e Ananindeua. Os dados mostram que 73,3% votariam em Helder se a eleição fosse hoje. O senador Zequinha Marinho (PL) aparece com ínfimos 2,9%; logo em seguida vem Major Marconi (Avante) com 2,3%; Renata Fonseca (PRTB) tem 1,2% e Cleber Rabelo (PSTU) vem com 0,8%. Os votos flutuantes somam 19,5%.

Cenário Eleitoral presidencial

Para presidente nesses dois municípios da região metropolitana de Belém, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 51,1% das intenções de voto; o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), vem com 24,4%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado com 6,7%; André Janones (Avante), 0,9%; João Dória (PSDB), 0,6%; Simone Tebet (MDB), 0,5% e Sofia Manzano (PCB), 0,1%. Os votos flutuantes somam 15,6%.

A Doxa levantou dados sobre as intenções de voto para deputado estadual e deputado federal, nas modalidades espontânea e estimulada, mas pela grande variação de apontamentos pelos eleitores de Belém e Ananindeua, o Blog do Branco preferiu não publicar.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2022: Plano de Governo de Lula

Os candidatos ao registrarem suas candidaturas, apresentam os seus Planos de Governos, que nada mais são do que os registros das intenções do que fazer

PGR apresenta denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

O que era esperado por meses, enfim aconteceu ontem, 18. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Analisado por

Centrão ou Impeachment

Um dos principais alicerces dentro da estrutura dialética que sustentava a narrativa Bolsonarista, era o combate à “velha política”, ou seja, a forma de como

Câmara Federal: gastos dos deputados paraenses em março

O Blog do Branco quis saber e presentear o seu leitor com o ranking dos deputados federais mais gastadores e os mais econômicos da bancada

Pará registrou números altos de colisões de carros contra postes em 2022

Os números de acidentes envolvendo colisões de veículos contra postes de energia no estado do Pará continuam gerando preocupação para instituições e empresas, como a

Saudade do PSDB x PT

Antes que eu seja mal interpretado tendo como base o título deste artigo, o explico: o PSDB e o PT travaram juntos por duas décadas