Eleições 2022: pesquisa aponta disputa acirrada no Pará pelo Senado

COMPARTILHE:

Instituto Real Time Big Data produziu pesquisa eleitoral além do governo do Pará, também ao Senado Federal. O levantamento encomendado pela TV Record Belém, mostrou um cenário muito disputado, sem qualquer definição de favoritismo para o momento. O ex-senador Mário Couto (PL), lidera com 18% das intenções de voto. Todavia, é seguido de perto pelo também ex-senador Flexa Ribeiro (PP) e pelo deputado federal Beto Faro (PT), ambos com 14%. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) vem em quarto, com 12%. Tendo como base a margem de erro (3%), o tucano está em empate técnico com o Ribeiro e Faro. E esses dois também embolados pela margem de erro com Couto.

A esperada disputa acirrada 

Da mesma forma que a pesquisa ao governo do Pará, mostrou um cenário tranquilo, altamente favorável ao governador Helder Barbalho (MDB), algo, digamos, esperado, a disputa pela única vaga ao Senado Federal, que se esperava briga acirrada, a pesquisa confirmou. Tirando o líder na pesquisa, os outros três devem compor a base de campanha do governador. A disputa pela Câmara Alta tem se mostrado um ponto delicado ao mandatário estadual, que firmou acordo com Pioneiro e Faro, que cobram – conforme tratado pelo Blog em outros artigos – apoio do chefe do Executivo as suas respectivas campanhas.

A atual disputa pela única cadeira ao Senado Federal promete ser uma das mais disputadas na história recente do Pará. A favor de qual candidato a máquina estadual irá agir? Ou para Helder quem vencer da sua base estará de bom tamanho? Ser da base não é garantia de parceria permanente, vide Zequinha Marinho, que se elegeu com apoio de Helder, e hoje tornou-se seu adversário político.

Na pesquisa, os apontamentos que indicam votos em branco ou em nulo chegam a 22%. Já os que não responderam a pesquisa somam 20%. A pesquisa entrevistou 1200 eleitores em 41 municípios paraenses. Sendo registrada sob o número: PA-05999/2022. A margem de erro de 3,0% para um intervalo e confiança de 95%.

O blog no X