Eleições 2022: pesquisa coloca Helder com possibilidade de vitória em 1º turno

Pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record Belém, e que foi divulgada no principal telejornal da emissora, no início da noite de ontem, 18, deu a partida para a disputa eleitoral pelo governo do Pará. Os números são altamente favoráveis ao atual governador Hélder Barbalho (MDB), que lidera com 61% dos votos válidos, podendo ganhar as eleições, segundo a pesquisa, já no primeiro turno.

No formato espontâneo, quando não é apresentado ao entrevistado os nomes dos pré-candidatos, Helder Barbalho aparece com 22% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-governador Simão Jatene (PSDB), que deixou claro que não será candidato; o senador da República Zequinha Marinho (PL) soma 2%. O também senador Paulo Rocha (PT), ex-deputado estadual Márcio Miranda (PTB) e Delegado Eguchi (PL) somam cada um, apenas 1%. Vale o registro que foram mantidos os apontamentos em votos brancos e nulos.

No formato estimulado (quando é apresentado ao entrevistado no nome dos pré-candidatos em uma lista), no primeiro cenário, com os votos brancos e nulos ainda presentes, Helder Barbalho aparece com 60% das intenções de voto, sendo seguido pelos candidatos Zequinha Marinho (PL) com 7%, Fernando Carneiro (PSOL) com 3% e Cléber Rabelo (PSTU) com apenas 1%. Em um segundo cenário, com os votos brancos e nulos ainda presentes, Helder Barbalho aparece com 61% das intenções de voto e é seguido pelos candidatos Zequinha Marinho (PL) com 7%, Silvia Letícia (PSOL) com 2% e Cléber Rabelo (PSTU) com apenas 1%.

A pesquisa também quis saber como anda a avaliação da gestão estadual. Neste quesito, 66% dos entrevistados aprovam; 26% desaprova e 8% Não Sabem ou Não Responderam. Quando perguntado sobre a avaliação pessoal do mandatário estadual, o cenário deixa de ser confortável: 14% o avaliam como Ótimo; 36% como Bom; 28% Regular; 7% Ruim; 10% Péssimo e 5% Não Sabem ou Não Responderam.

A pesquisa encomendada pela TV Record só confirma o que os mais atentos e que acompanham a política diuturnamente, sabem que o atual mandatário estadual voa em “céu de brigadeiro” em sua campanha pela reeleição ao governo do Pará. É real a chance de Helder Barbalho vencer a disputa em primeiro turno, algo inédito recente história política do Pará, desde 1994.

Tal cenário altamente favorável, poderá possibilitar escolher de forma tranquila o nome de quem irá compor o vice em sua chapa. Tal supremacia eleitoral atestada pela pesquisa da Real Time Big Data, poderá fazer com que o mandatário estadual possa optar até por um nome técnico. Alguém que possa ter feito parte de seu secretariado, por exemplo. Neste sentido, portanto, o nome da ex-secretária de Administração e Planejamento, Hanna Ghassan continua bem cotado nas “bolsas de apostas”.

O maior objetivo da oposição é evitar que a eleição seja decidida em primeiro turno. Pelo visto, até o momento, uma missão hercúlea. Só um fato muito fora da curva tira de Helder Barbalho a sua reeleição ao Governo do Pará.

A pesquisa entrevistou 1200 eleitores em 41 municípios paraenses. Sendo registrada sob o número: PA-05999/2022. A margem de erro de 3,0% para um intervalo e confiança de 95%.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

China alerta EUA sobre “consequências” em relação ao incidente com balão

A China alertou os Estados Unidos neste domingo (19) que “assumirá todas as consequências” se aumentar a controvérsia sobre um balão chinês que os militares

O vice de Helder. Parte II

De volta ao tema que promete ser a incógnita mais relevante do processo eleitoral em 2022, no Pará. Quem será o candidato a vice-governador na

CMCC aprova Projetos de Lei e Indicações em sua 35ª Sessão

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou na noite desta terça-feira, 4 de novembro de 2025, sua 35ª Sessão Ordinária, com destaque para aprovação

Eleições 2024: Igor Normando cresceu 18,11% e Eder Mauro 5,52% desde a apuração do 1º turno

Após vencer o primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Belém com 44,89% dos votos, Igor Normando (MDB) continua ampliando sua vantagem sobre o

Trump condenado: entenda as 34 acusações contra o ex-presidente

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi considerado culpado de todas as 34 acusações relacionadas ao pagamento de US$ 130 mil para comprar o

Eleições 2022: Longe de casa? Veja como votar em trânsito

Começa na última segunda-feira (18), nas emissoras de rádio e televisão, a nova campanha da Justiça Eleitoral direcionada especialmente a eleitoras e eleitores que estiverem