Eleições 2022: pesquisa coloca Helder com possibilidade de vitória em 1º turno

COMPARTILHE:

Pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record Belém, e que foi divulgada no principal telejornal da emissora, no início da noite de ontem, 18, deu a partida para a disputa eleitoral pelo governo do Pará. Os números são altamente favoráveis ao atual governador Hélder Barbalho (MDB), que lidera com 61% dos votos válidos, podendo ganhar as eleições, segundo a pesquisa, já no primeiro turno.

No formato espontâneo, quando não é apresentado ao entrevistado os nomes dos pré-candidatos, Helder Barbalho aparece com 22% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-governador Simão Jatene (PSDB), que deixou claro que não será candidato; o senador da República Zequinha Marinho (PL) soma 2%. O também senador Paulo Rocha (PT), ex-deputado estadual Márcio Miranda (PTB) e Delegado Eguchi (PL) somam cada um, apenas 1%. Vale o registro que foram mantidos os apontamentos em votos brancos e nulos.

No formato estimulado (quando é apresentado ao entrevistado no nome dos pré-candidatos em uma lista), no primeiro cenário, com os votos brancos e nulos ainda presentes, Helder Barbalho aparece com 60% das intenções de voto, sendo seguido pelos candidatos Zequinha Marinho (PL) com 7%, Fernando Carneiro (PSOL) com 3% e Cléber Rabelo (PSTU) com apenas 1%. Em um segundo cenário, com os votos brancos e nulos ainda presentes, Helder Barbalho aparece com 61% das intenções de voto e é seguido pelos candidatos Zequinha Marinho (PL) com 7%, Silvia Letícia (PSOL) com 2% e Cléber Rabelo (PSTU) com apenas 1%.

A pesquisa também quis saber como anda a avaliação da gestão estadual. Neste quesito, 66% dos entrevistados aprovam; 26% desaprova e 8% Não Sabem ou Não Responderam. Quando perguntado sobre a avaliação pessoal do mandatário estadual, o cenário deixa de ser confortável: 14% o avaliam como Ótimo; 36% como Bom; 28% Regular; 7% Ruim; 10% Péssimo e 5% Não Sabem ou Não Responderam.

A pesquisa encomendada pela TV Record só confirma o que os mais atentos e que acompanham a política diuturnamente, sabem que o atual mandatário estadual voa em “céu de brigadeiro” em sua campanha pela reeleição ao governo do Pará. É real a chance de Helder Barbalho vencer a disputa em primeiro turno, algo inédito recente história política do Pará, desde 1994.

Tal cenário altamente favorável, poderá possibilitar escolher de forma tranquila o nome de quem irá compor o vice em sua chapa. Tal supremacia eleitoral atestada pela pesquisa da Real Time Big Data, poderá fazer com que o mandatário estadual possa optar até por um nome técnico. Alguém que possa ter feito parte de seu secretariado, por exemplo. Neste sentido, portanto, o nome da ex-secretária de Administração e Planejamento, Hanna Ghassan continua bem cotado nas “bolsas de apostas”.

O maior objetivo da oposição é evitar que a eleição seja decidida em primeiro turno. Pelo visto, até o momento, uma missão hercúlea. Só um fato muito fora da curva tira de Helder Barbalho a sua reeleição ao Governo do Pará.

A pesquisa entrevistou 1200 eleitores em 41 municípios paraenses. Sendo registrada sob o número: PA-05999/2022. A margem de erro de 3,0% para um intervalo e confiança de 95%.

O blog no X