Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir de hoje (21)

A  partir de hoje (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.

Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

Segundo turno

A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, apenas 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo da cidade.

Em 6 de outubro, disputam as vagas mais de 463,35 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar.

Com informações de Agência Brasil

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – LXXXIV

Modo Pretérito I Na última quinta-feira, 11, o “modo pretérito” foi novamente ativado pelo prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, do MDB, ao nomear como seu

Eleições 2024: em Redenção a eleição está polarizada entre Dr. Renner e Gabriel Salomão

Em REDENÇÃO, município localizado na região Sudeste Paraense, a DOXA foi a campo para colher o humor do eleitor do município. É a segunda pesquisa

Parauapebas: Darci moderniza quadro de pessoal do município, com extinção e criação de novos cargos

Projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 12, sob aplausos de um grupo de concursados ainda não chamados pela Prefeitura de

Marabá: Toni Cunha aposta no embate com a CMM, todavia entra perdendo de partida

A relação entre o prefeito Toni Cunha e a Câmara Municipal de Marabá, como se sabe, anda tensa. Agora, com a tentativa de reduzir o

Vale recupera valor de mercado anterior a Brumadinho

As ações da Vale registram alta de 1,5% nesta terça-feira e são negociadas acima dos R$ 56,15. O valor é o mesmo registrado no pregão

CMP: Rafael Ribeiro propôs aumento do aluguel social e a execução do projeto “Cursinho Popular da Juventude”

O vereador Rafael Ribeiro (MDB) propôs ação de melhoria na área habitacional na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada terça-feira (14). Através