Eleições 2024: com o fim da janela partidária, em Canaã dos Carajás 77% dos vereadores trocaram de partido

A janela partidária, aberta entre os dias 6 de março e 5 de abril, trouxe profundas mudanças para a política local, mais especificamente para o legislativo. Dos 13 vereadores eleitos em 2020, 10 mudaram de partido, ou seja: 77% dos parlamentares estão de casa nova para disputar a reeleição.

Somente três permaneceram como estavam: o presidente da Câmara, Dinilson José e o vereador Miguel da Saúde permaneceram no todo poderoso MDB. Criatura, quarto vereador mais votado em 2020, permaneceu no PDT.

O MDB, que tinha quatro vereadores, perdeu dois: Cleverson Zajac e Anderson Mendes, que rumaram para o PL. Em compensação, o partido da prefeita Josemira Gadelha recebeu quatro parlamentares: Maria Pereira, Wilson Leite, Anuarinho e Flávio Gomes. Com isso, conseguiu uma bancada histórica na Casa de Leis: seis parlamentares.

O PDT, que tinha dois vereadores, perdeu um: Junior Garra, que foi para o Podemos. Criatura ganhou a companhia de Antônio do Lanche na bancada.

O PL tinha dois, Maria Pereira e Chefinho, e os perdeu. Para compensar, chegaram Cleverson e Anderson Mendes.

Uma das surpresas da janela partidária foi o União Brasil, que não tinha vereadores, e conseguiu dois: Chefinho e Cabelo.

O Podemos tinha dois: Wilson Leite e Anuarinho, que escolheram o MDB. Chegou Junior Garra para compensar.

Veja como ficou a composição da Câmara por partidos:

MDB

Dinilson José

Miguel da Saúde

Wilson Leite

Maria Pereira

Flávio Gomes

Anuarinho

PL

Cleverson Zajac

Anderson Mendes

PDT

Criatura

Antônio do Lanche

União Brasil

Cabelo

Chefinho

Podemos

Junior Garra

Com informações de Gazeta Carajás (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: Fala Sério Canaã

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Unifesspa emite nota oficial sobre o impacto do bloqueio orçamentário

A administração superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) manifesta grande preocupação com o anúncio de bloqueio de movimentação de recursos

#TBT do Blog: a divisão do Pará entra na disputa eleitoral em Parauapebas

O ano era 2016, precisamente os últimos dias de setembro, reta final da campanha eleitoral municipal. O então prefeito Valmir Mariano (PSD) buscava se reeleger.

Ponto de resistência em Ananindeua

O governador Helder Barbalho, do MDB, é o dono do tabuleiro político do Pará. Seu controle em relação aos movimentos das “peças ” é impressionante.

Rishi Sunak tornou-se o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em dois meses

Ontem, 24, pela manhã (horário de Brasília), o Reino Unido já tinha o seu mais novo primeiro-ministro. Ele atende pelo nome de Rishi Sunak, que

Rapidinhas do Branco – LVI

Recuo estratégico Um pré-candidato a prefeito de Parauapebas, que vinha se colocando como muito atuante, resolveu (exposto aos mais próximos) “pisar no freio” e, digamos,

Alepa: CFFO aprova ajustes na LDO de 2023

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) apreciou e aprovou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei nº 634/2023, do Poder Executivo, que altera