Eleições 2024: em Belém, Éder Mauro lidera com ampla vantagem

COMPARTILHE:

É o que diz a mais nova pesquisa eleitoral realizada pelo Paraná Pesquisa e que foi divulgada ontem, 13. O levantamento coloca o deputado federal bolsonarista, Éder Mauro, do PL, como ampla vantagem sob os demais concorrentes. Os números tiveram como base três cenários diferentes no formato Estimulado:

  • Cenário 1: (com a presença do deputado federal José Priante como sendo o nome do MDB na disputa):

Éder Mauro (PL) lidera com 26% das intenções de voto; seguido por Cássio Andrade (PSB) e José Priante, do MDB, ambos com 12,8%; em terceiro, aparece o atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), com 11,8%. Em quarto, o ex-candidato a prefeito, Everaldo Eguchi (PL), com 9,3%, fechando a lista dos mais bem colocados, temos o deputado estadual Thiago Araújo, do Cidadania, com 9%.

Nenhum, Nulos e Brancos somaram 10,3%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder chegou a 6,5%.

  • Cenário 2: (com a presença do deputado estadual Zeca Pirão como sendo o nome do MDB na disputa):

Éder Mauro (PL) volta a liderar, agora com 24,3%; Zeca Pirão (MDB) atinge 14,4%; em terceiro, Cássio Andrade, do PSB, com 13,6%; Edmilson Rodrigues (Psol) aparece com 12,3%; Everaldo Eguchi, do PL, soma 8,8%; Thiago Araújo, do Cidadania, aparece com 8,4%, entre os seis mais bem colocados.

Nenhum, Nulos e Brancos somaram 9,8%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder chegou a 6%.

  • Cenário 3: (com a presença do deputado estadual licenciado e secretário estadual de Cidadania, Igor Normando, que se filiará no próximo dia 15 ao MDB):

Novamente, como nos dois cenários anteriores, o delegado Éder Mauro, do PL, lidera com folga, atingindo 26,5% das intenções de voto; em segundo aparece Cássio Andrade com 14,5%; em terceiro, Edmilson Rodrigues com 12,5%; Thiago Araújo, em quarto, com 9,5%; em quinto, Everaldo Eguchi, do PL, com 9,4%; em sexto, o mais provável candidato do MDB, Igor Normando, com 6,9%.

Nulos e Brancos somaram 11,8%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder chegou a 6,4%.

Rejeição

Quando o assunto é a rejeição dos candidatos, Edmilson Rodrigues e Éder Mauro lideram. O atual prefeito tem rejeição de 56,3%, enquanto o deputado federal tem 27,6%. O terceiro com maior rejeição é delegado federal Eguchi, com 17,4%.

Avaliação Edmilson Rodrigues

A Paraná Pesquisa ouviu também sobre como anda a avaliação da gestão Edmilson Rodrigues. Neste quesito, o atual mandatário da capital, 22,3% aprovam à sua gestão, enquanto 75,4% a desaprovam. Um total de 2,4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à avaliação.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pela Paraná Pesquisas entre os dias 7 e 12 de março de 2024 e entrevistou 800 pessoas com 16 anos ou mais em Belém (PA). A confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o nº PA-07656/2024 e teve um custo de R$ 15.000, sendo financiado com recursos da RedeTV! Belém.

Avaliação do Blog do Branco

Não é recomendável que se compare levantamento de institutos diferentes. Mas, no caso dos números referentes à disputa eleitoral na capital do Pará, há – independentemente de metodologia – semelhanças, como no caso dos pré-candidatos Éder Mauro e Zeca Pirão, os mais bem colocados, oscilando a depender do instituto entre ser primeiro ou segundo. Outro ponto de convergência é o terceiro lugar de Edmilson, o que mostra uma retomada de crescimento do atual prefeito da capital.

O que se espera é que o deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Cidadania, Igor Normando, que se filiará amanhã (15) ao MDB, seja o escolhido pela máquina estadual. O mesmo e que o lançará terá que trabalhar fortemente para fazê-lo competitivo. Seus números, por exemplo, independente de pesquisa, não são bons, ficando em terceiro entre os nomes do MDB (considerando a confirmação de sua filiação) e entre os últimos gerais.

Resta saber se, de fato, Éder Mauro irá ser candidato a prefeito de Belém. Se tudo não passa do famoso e usual “balão de ensaio”, como se cogita também. Se for, o cenário é propício para o bolsonarista e questão. A conferir.

Imagem: reprodução Internet.  

O blog no X