Eleições 2024: em Belém, PL vai de “chapa pura caseira”

COMPARTILHE:

Ontem, 24, o Partido Liberal (PL) realizou sua convenção partidária para definir os candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito. Como esperado, o deputado federal Éder Mauro foi oficializado como o candidato da legenda ao Palácio Antônio Lemos, sede do Poder Executivo da capital paraense.

Como adiantado pelo Blog do Branco em sua coluna “Rapidinhas”, que trata sobre os bastidores políticos, o nome escolhido para compor a chapa na condição de vice, foi o da médica Tatiane Coelho, nora de Éder Mauro, portanto, esposa do deputado estadual Rogério Barra, que é filho do delegado licenciado. Ou seja, “está tudo em casa e misturado”.

O PL no Pará é controlado a mão de ferro por Éder Mauro e por seu filho, Rogério Barra. Ambos gozam de total confiança do casal Bolsonaro. O que se fala é que a escolha da vice na chapa foi uma determinação de Michele Bolsonaro. O PL não coligará com nenhuma outra legenda, mesmo assim, terá bom tempo de TV e rádio, além de muito recurso financeiro vindo dos fundos partidário e eleitoral.

Éder Mauro lidera alguns levantamentos; em outros aparece em empate técnico com o segundo colocado, o deputado estadual Igor Normando, do MDB. A questão que preocupa os bolsonaristas da capital paraense é que o o delegado licenciado não consegue expandir sua intenção de voto, ou seja, parece ter atingido o seu “teto”, enquanto o pré-candidato emedebista continua crescendo.

Em seu discurso na condição de candidato a prefeito, Éder Mauro enfatizou que saúde e segurança pública serão suas prioridades. Falou ainda que a COP-30 será a grande oportunidade que Belém terá para “girar a chave” e subir em desenvolvimento econômico e social.

O embate político-eleitoral será pesado na disputa pela Prefeitura de Belém. Os governos federal e estadual não querem que a COP-30 seja realizada sob a administração de um bolsonarista, por isso, Belém se tornou prioridade.

Quem é Tatiane Coelho?

Nascida em Belém do Pará. É formada em Medicina pela Universidade do Estado do Pará. É especialista em Saúde da Família e foi Residente Médica de Anestesiologia no Hospital Ophir Loyola. Foi Médica da Estratégia Saúde da Família, perita criminal no Instituto Médico Leal (IML) e atuante como anestesiologista em hospitais públicos, como o Ophir Loyola e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Também esteve e conheceu a realidade do Pronto Socorro da 14 e da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Dentre suas principais bandeiras de luta estão o combate à mortalidade materno infantil e a ampliação da rede de saúde, especialmente, a que é voltada para a saúde das mulheres.

Imagem: O Liberal

O blog no X