Eleições 2024: em Itaituba, pesquisa aponta liderança de Wescley Tomaz para prefeito

O deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) lidera a disputa para prefeito de Itaituba (PA), 11º município mais populoso do Pará, de acordo com a nova pesquisa de intenção de votos realizada pela Destak. Por outro lado, a desaprovação do prefeito e adversário do parlamentar, Valmir Climaco (MDB), chegou a 45%, ainda segundo o levantamento. Climaco, reeleito em 2020, trabalha para eleger à sua sucessão o atual vice-prefeito Nicodemos Aguiar.

A sondagem foi realizada de forma presencial junto a 680 eleitores, acima de 16 anos, nesta semana (entre os dias 23 e 25) e foi contratada pelo JC. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%.

A pesquisa aponta que em Itaituba, com mais de 123 mil habitantes, a insatisfação com a gestão do prefeito Valmir Climaco é latente. 45% da população desaprova o governo municipal, enquanto 43,2% aprova. Não sabem ou não responderam cravaram 11,7%. O efeito com essa baixa aprovação, ainda segundo a Destak, é que mais de 31% dos eleitores dizem não votar, de maneira alguma, em um candidato apoiado por Valmir Climaco.

Espontânea

Na pesquisa espontânea para prefeito, quando é feita a pergunta ao entrevistado e não é dada nenhuma alternativa para resposta, o bolsonarista Wescley Thomaz lidera com 19% das intenções de votos. Mais que o dobro do segundo colocado, o ex-deputado Hilton Aguiar (6%). Nicodemos Aguiar, o nome governista, aparece como pouco mais de 1%.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos, Wescley Thomaz também está à frente dos outros 6 nomes, com 42,3%. O segundo lugar é ocupado pelo vereador Dirceu Biolchi (MDB), o mais votado para o cargo nas eleições de 2020.

A Destak também simulou cenários com 4 candidatos. Que teve as configurações abaixo, ambas com Wescley também na dianteira. Itaituba não tem 2º turno para prefeito por tem menos de 200 mil eleitores.

Wescley Tomaz foi vereador em Itaituba por três mandatos, antes de se tornar deputado estadual. Na última eleição, o citado obteve pouco mais de 40 mil votos, sendo o 33º mais votado.

Com informações de Portal Jeso Carneiro (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: Celso Lobo. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Governo do Pará entrega a 11º Usina da Paz, a primeira de Marabá

A Usina da Paz de Marabá foi oficialmente entregue, neste sábado (22), marcando a chegada da décima unidade do maior projeto social da América Latina.

CMCC: servidores ensaiam para Cantata de Natal 2025

Na manhã desta quarta-feira, o Plenário da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás foi transformado em palco de preparação para um dos eventos mais aguardados

A desinformação influencia eleições ao redor do mundo. Parte I

O uso de desinformação como ferramenta política ganhou força na última década e influenciou significativamente grandes acontecimentos e eleições ao redor do mundo. No entanto,

Milei troca chefe de gabinete em grande abalo no governo da Argentina

No primeiro abalo do governo argentino, o presidente Javier Milei aceitou a renúncia do chefe de gabinete Nicolas Posse na noite desta segunda-feira (27), em

Última cartada em compasso de espera

Recentemente escrevi sobre a última cartada do presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar se reeleger. No dia 14 de julho, foi aprovada pelo Congresso Nacional,

Eleições 2020: pesquisa Doxa em Santarém aponta reeleição de Nélio Aguiar

Apenas dois municípios paraenses ainda estão por definir os seus futuros políticos: Belém e Santarém, este último sendo o terceiro maior colégio eleitoral do Pará.