Eleições 2024: em Marabá, pesquisa aponta liderança de Chamonzinho, porém com diferença menor

COMPARTILHE:

O Blog do Branco recebeu levantamento da Paraná Pesquisas, que está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o n.º PA-08120/2024, em que foram entrevistadas 680 pessoas, com a margem de erro de 3,8 pontos para mais ou para menos, em relação à disputa eleitoral em Marabá, o quinto maior colégio eleitoral do Pará.

Por lá, o deputado estadual Chamonzinho, que conta com o apoio do governador Helder Barbalho, ambos do MDB, sempre liderou com folga todo e qualquer levantamento feito, até mesmo, os mais recentes, que passaram a ser registrados. Todavia, a pesquisa em questão apresenta um cenário diferente, mais acirrado, em que a supremacia do pré-candidato emedebista deixou de ser grande, todavia, o mantém na liderança.

Vamos à pesquisa: 

No formato Espontâneo, quando não se apresenta nenhum nome ao entrevistado, portanto, a indicação de voto pode ser para qualquer pessoa, até mesmo, os que não estão aptos a concorrer, pulveriza a intenção de voto, todavia, vamos registrar aqui só os pré-candidatos que se mantém na disputa pela Prefeitura de Marabá:

1 – Chamonzinho – 11,6%

2 – Toni Cunha – 7,5%

3 – Dirceu Ten Caten – 1,6%

4 – Fábio Moreira – 0,9%

Outros nomes somam 0,7% / Não sabe – Não respondeu: 68,4% / Ninguém/ Branco/ Nulo – 6,6% / Não sabe/ Não respondeu – 68,4%.

No formato Estimulado, a Paraná Pesquisas apresentou três cenários ao entrevistado. Neste segmento, se apresenta nomes para que sejam ou não escolhidos pelo eleitor.

Cenário 1 – Com os quatro pré-candidatos mais bem colocados

1 – Chamonzinho – 40,3%

2 – Toni Cunha – 31,2%

3 – Dirceu Ten Caten – 7,2%

4 – Fábio Moreira – 6,2%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 6,3%

Não sabe/ Não respondeu – 5,7%

Cenário 2 – Sem Fábio Moreira

1 – Chamonzinho: 43,7%

2 – Toni Cunha: 34,3%

3 – Dirceu Ten Caten: 8,5%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 7,8%

Não sabe/ Não respondeu – 5,7%

Cenário 3 – Sem Fábio Moreira e Dirceu Ten Caten

1 – Chamonzinho: 49,7%

2 – Toni Cunha: 37,1%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 7,6%

Não sabe/ Não respondeu – 5,6%

Rejeição Estimulada:

1 – Dirceu Ten Caten: 29,3%

2 – Irismar Melo: 28,4%

3 – Toni Cunha: 26%

4 – Fábio Moreira: 21,2%

5 – Chamonzinho: 17,5%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 7,6%

Não sabe/ Não respondeu – 5,6%

Apadrinhamento

Os quatro pré-candidatos mais bem colocados tem grandes “padrinhos” políticos. O líder nas pesquisas, por exemplo, conta com o apoio de Helder Barbalho; o segundo, o delegado Toni Cunha é bolsonarista, portanto, tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro; Dirceu Ten Caten, conta com o apoio – mesmo que distante – do presidente Lula; Fábio Moreira, foi o escolhido para perder pelo prefeito Tião Miranda.

Neste quesito de apoio, a Paraná Pesquisas apontou que o padrinho de maior influência é o prefeito Tião Miranda, muito bem avaliado (71% de aprovação), porém não consegue transferir votos ao escolhido; Jair Bolsonaro é o segundo maior influenciador; Helder Barbalho é o terceiro; presidente Lula fecha a lista, em quarto.

Efeito Bolsonaro

Alguns analistas apontam que o cenário eleitoral em Marabá teve alteração por conta do “Efeito Bolsonaro”, que foi a vinda do ex-presidente ao citado município, que alavancou a pré-candidatura de Toni Cunha, fazendo diminuir a diferença para Chamonzinho.

Imagem: fotomontagem

O blog no X