Eleições 2024: em seu atual mandato Éder Mauro nunca destinou recursos a Belém

No último domingo, 06, o deputado federal bolsonarista Éder Mauro (PL) obteve 252.455 votos, o que representa 31,48% dos votos válidos, desempenho que o levou para o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Belém. Sem dúvida, é um desempenho elogiável, pois o atual parlamentar não contou com os apoios das máquinas municipal, estadual e federal. Todavia, sua campanha recebeu uma pomposa verba do Partido Liberal de pouco mais de 2,4 milhões.

Segundo o site Ponto de Pauta, todos os anos, deputados federais e senadores têm direito a destinar recursos através de emendas parlamentares para os municípios e Estados do país. Metade desses recursos devem ir, obrigatoriamente, para algum programa ou ação na área da Saúde. Para 2024, cada deputado federal teve R$ 37 milhões de recursos através de emendas parlamentares (a destinação é sempre realizada no ano anterior, quando é aprovado o orçamento geral da União).

Nos últimos 4 anos, o deputado Éder Mauro não destinou nenhum recurso para as ações e programas do município de Belém. O valor de R$ 499.994,00, foi destinado para a administração da unidade do Comando do Exército, que fica em Belém, e é um órgão federal. A informação foi retirada do site da Câmara dos Deputados e do Portal da Transparência do Governo Federal, e considerou os anos de 2021, 2022, 2023 e 2024.

Os municípios de Bujaru, Gurupá e Novo Repartimento foram os que receberam mais recursos, individualmente, do deputado. Na eleição de 2022, Belém foi a cidade onde Éder Mauro teve mais votos, correspondendo a 32% de sua votação total no estado.

A questão que fica para o eleitorado belenense é: como um deputado federal que disputa a prefeitura da capital paraense não destinou nenhum recurso para a cidade que o mesmo busca governar? Belém continua tendo um dos piores índices de saneamento básico, com problemas crônicos na saúde, por exemplo, mas Éder Mauro não se importa com a qualidade de vida dos belenenses.

Fica a reflexão ao eleitor.

Com informações de Ponto de Pauta (complementado e adaptado pelo Blog do Branco)

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – LXXX

Em alta O que se esperava aconteceu: a pré-candidatura a vereadora de Érica Ribeiro, presidente do PSDB em Parauapebas, e esposa do pré-candidato a prefeito

Belém: chegou a hora

Em algumas horas, os belenenses saberão o futuro político da capital do Pará. Como era esperado, a disputa pelo Palácio Antônio Lemos, seria acirrada, apertada,

Coreia do Sul deve realizar eleições presidenciais em junho

O gabinete da Coreia do Sul deve definir a data de 3 de junho para uma eleição presidencial, após a destituição de Yoon Suk Yeol

Eleições 2020: Doxa segue outro caminho e banca empate técnico em Belém

Pesquisa Doxa registrada mostra empate entre Edmilson Rodrigues (PT) e o Delegado Federal Eguchi (Patriota) na disputa no segundo turno da eleição em Belém que

A militância petista. O aterro. O desalento com os Faro. O PT sem perspectiva no Pará

Não é de hoje que o Blog do Branco afirma: ou o PT destitui do comando do partido o casal Faro, composto pelo senador cassado

Zenaldo x Jatene. Em jogo 2022

Na última semana ocorreu reunião no ninho tucano para começar a definir o nome que irá suceder Zenaldo Coutinho na disputa pela Prefeitura de Belém.