Eleições 2024: Igor Normando cresceu 18,11% e Eder Mauro 5,52% desde a apuração do 1º turno

Após vencer o primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Belém com 44,89% dos votos, Igor Normando (MDB) continua ampliando sua vantagem sobre o adversário Delegado Éder Mauro (PL), que obteve 31,48% dos votos no primeiro turno. Segundo a primeira pesquisa realizada pelo instituto Real Big Data para o segundo turno, Igor aparece com 63% das intenções de voto, considerando os votos válidos — ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos.

Esse resultado reflete um crescimento significativo de Igor Normando, que avançou quase 19 pontos percentuais em comparação ao primeiro turno. Enquanto isso, Éder Mauro registra 37% das intenções de voto, subindo menos de 6 pontos percentuais desde a apuração inicial.

Esta análise representa uma comparação direta entre o resultado final da apuração do primeiro turno e os dados da primeira pesquisa para o segundo turno. O avanço de Igor Normando e a menor evolução de Éder Mauro indicam uma dinâmica eleitoral que pode definir o rumo da campanha nas próximas semanas, à medida que ambos os candidatos intensificam suas estratégias para o pleito final.

O estudo foi realizado entre os dias 11 e 12 de outubro com a participação de 1.000 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PA–04196/2024.

O SEGUNDO TURNO

Em 51 municípios do país, sendo 15 capitais, haverá 2º turno para o cargo de prefeito. No dia 27 de outubro, eleitoras e eleitores retornarão às urnas para escolher a pessoa que os representará no Poder Executivo municipal.

Além de Belém, as outras 14 capitais são: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), São Paulo (SP) .

Os outros 36 municípios onde haverá 2º turno são: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).

Com informações de Ronald Sales (DOL)

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Copom decide de forma unânime manter a Selic em 10,50%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil optou como esperado por interromper o ciclo de cortes na taxa de juros e

Em junho, Pará registrou a menor área sob alertas de desmatamento desde 2019

O Pará alcançou, em junho de 2025, o menor valor já registrado de área recoberta por alertas de desmatamento desde o início da série histórica

Vale faz seu 1º teste com energia eólica no maior navio mineraleiro do mundo

Um dos maiores navios do mundo com sistema de propulsão a vento atracou no Brasil na última semana, no Porto de Tubarão, em Vitória (ES).

Canaã: prefeita e secretários discutem projetos para 2023

Com o objetivo de discutir os próximos passos e projetos da gestão para o ano de 2023, a prefeita Josemira Gadelha realizou uma reunião com

Projeto S11D: o mais novo capítulo da odisseia amazônica

A Vale informou publicamente que na última sexta-feira (09) obteve a Licença de Operação (LO) para a mina e usina do seu maior projeto mineral:

Tribunal de Contas mantém suspensa compra de ônibus elétricos pela Prefeitura de Belém para COP 30

Conselheiros apontam sobrepreço, falta de planejamento adequado e ausência de explicações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana; cada ônibus seria comprado por R$ 3,6 milhões;