Eleições 2024: Justiça Eleitoral nega pedido de partido que apoia Aurélio Goiano e mantém candidatura de Graziele Ribeiro

A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de impugnação da candidatura de Graziele Ribeiro, do PSD, solicitada pelo partido Republicanos, que integra a coligação “Construindo a Esperança” encabeçada por Aurélio Goiano, do Avante. Graziele Ribeiro é a única mulher na disputa pela Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará.

O partido alegou que Graziele não tinha se desincompatibilizado da presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) dentro do prazo estabelecido pela Lei Eleitoral e tinha, inclusive, participado da solenidade de abertura da Feira Agropecuária de Parauapebas (FAP).

No entanto, o partido da coligação de Goiano confundiu Graziele Ribeiro com a irmã gêmea dela, Gabriele Ribeiro, que assumiu a presidência do Siproduz com sua saída para concorrer à prefeitura. Era Gabriele que estava na solenidade de abertura da FAP.

O pedido de impugnação foi negado pela juíza Juliana Lima Souto Augusto, da 106ª Zona Eleitoral de Parauapebas. No seu despacho, a juíza destaca que, “após análise dos autos, concluiu-se que o pedido não possui fundamento jurídico suficiente”.

É que no pedido de impugnação, o Republicanos solicitou que fossem expedidos ofícios à prefeitura e à empresa parceira do Siproduz para obtenção de documentos relativos a contratos, convênios ou parcerias relativos a FAP, para mostrar que Graziele ainda estava à frente do Sindicato na abertura do evento.

“Os documentos apresentados pelo impugnante não indicam a existência de indícios sólidos que sustentem a alegação de uso indevido de recursos públicos ou a celebração de contratos ou convênios que possam impactar o processo eleitoral”, pontuou a juíza.

Graziele Ribeiro, além de ser a única mulher disputando a prefeitura, também tem como vice uma mulher, sendo a única chapa 100% feminina. Ela destaca que pediu a desincompatibilização do Siproduz no prazo legal e sua irmã, Gabriele Ribeiro, assumiu a presidência do Sindicato, estando, por tanto, dentro da legalidade.

A candidatura dela tem ganhado destaque na cidade. Talvez isso, dizem alguns observadores, acendeu o alerta na coligação de Goiano, que diz liderar com folga as pesquisas, que tentou, mas não conseguiu retirá-la da disputa.

Por Tina Debord – Native News Carajás.

Imagem: Deo Martins

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleição na Argentina vai para segundo turno entre Massa, com 36% dos votos, e Milei, com 30%

A eleição presidencial na Argentina será decidida em segundo turno entre o atual ministro da Economia, Sergio Massa (União Pela Pátria), e o candidato de

TCM suspende licitação irregular de R$ 30 milhões da Prefeitura de Ananindeua

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM) suspendeu mais uma licitação da Prefeitura de Ananindeua por irregularidades. O edital previa cerca de 30

Dar com uma mão e tirar com a outra

O PLP 18/2022 que fixa teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, serviços de telecomunicações e transporte público, além de determinar uma compensação

Eleições 2024: Saiba o que é permitido e o que é proibido na propaganda eleitoral nas ruas e na internet

A partir do último dia 16, candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador podem realizar propaganda eleitoral. A divulgação pode ser feita

Câmara Federal: gastos dos deputados paraenses em junho

Em comparação com meses anteriores, o mês de junho relativamente foi de pouco uso da cota parlamentar de forma geral. Com a bancada paraense na

Candidatura Amplificada

Notadamente cresce rapidamente a pré-candidatura do deputado federal José Priante (MDB) a Prefeitura de Belém. Ao anunciar que disputará novamente uma eleição ao Palácio Antônio