Eleições 2024: MDB vai comandar 58% das prefeituras no Pará

Após o encerramento da votação do último domingo, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) saiu ainda mais forte das urnas, mantendo a posição de maior e mais forte legenda de todo o Pará. Nas eleições municipais de 2020 o partido havia eleito 63 prefeitos, número que subiu para 83 no pleito deste ano, o que representa um aumento de 32% no número de prefeituras.

Isso quer dizer que, a partir de janeiro do ano que vem, o MDB vai administrar a vida de 3.366.877 paraenses nessas 83 cidades, o que representa cerca de 42% do total da população do Estado (8.121025 habitantes), segundo o último levantamento do IBGE. E esse número pode aumentar em mais 1.635.345 habitantes, caso a legenda saia vitoriosa no segundo turno em Belém (1.303.403 habitantes) e Santarém (331.942), primeiro e terceiro municípios com maior população do Estado.

Tanto em Belém como em Santarém os candidatos do MDB lideraram o primeiro turno, com Igor Normando (44,89%) e José Maria Tapajós (49,71%), respectivamente.

Dos cinco prefeitos que receberam a maior votação no último domingo, 4 são do MDB. Dois deles registraram um feito histórico que foi serem eleitos com 100% dos votos, já que não tinham concorrência direta: “Pirica” foi eleito em Brasil Novo com 12.188 votos; e Eduardo Pio X em São Miguel do Guamá com 30.447 votos. Já “Nego” foi eleito em Cumaru do Norte com 5.620 votos (97,05%); e Luziane Solon foi reeleita em Benevides, Região Metropolitana de Belém; com 33.126 votos (84,82%).

O MDB saiu vitorioso nos municípios de Cachoeira do Arari e Óbidos com os candidatos Jaime Barbosa com 9.533 votos (61,28%) e Jaime Silva com 19.452 votos (60,95%), respectivamente, mas as candidaturas estão sub júdice. Caso as eleições em segundo turno e as sub júdice se confirmem, o número de municípios vencidos pelo MDB chegará a 85 ou 59% do total de 144 cidades paraenses. O partido também conseguiu o maior número de vereadores na capital, com 9 entre os 35 parlamentares eleitos em Belém.

RECONHECIMENTO

Ministro das Cidades e presidente do Diretório estadual do MDB, Jader Filho avalia que a votação do MDB foi mais uma vez excelente em todo o Estado.

“Não resta dúvida que essa performance é resultado do trabalho que a legenda vem desenvolvendo nos últimos anos em todos os municípios paraenses através de parceria dos gestores municipais com o Governo do Estado e o Governo Federal. A população soube reconhecer esse esforço”, acredita. Ele ressaltou que o Governo do Estado tem obras e serviços em todos os 144 municípios paraenses, “se somando às grandes obras importantes que estão sendo trazidas ao Pará pelo Ministério das Cidades nas áreas de infraestrutura urbana”.

Só uma legenda não faz parte da base do Governo Helder

O segundo partido com mais prefeituras foi o Progressistas (PP), somando 16 cidades, seguido pelo União Brasil (14), PSD (13) e Republicanos (5). O PT e o Avante, tiveram 2 prefeitos eleitos. O PL, PDT, PSB, PRD, Podemos e PV apenas 1, e tiveram pouca representação após o primeiro turno das eleições de 2024 no Pará. Todas as legendas com prefeitos eleitos, à exceção do PRD, compõem o arco de alianças políticas do governador Helder Barbalho. “Somando ao MDB acreditamos que nossa base política chegue perto de 140 prefeituras no cenário de hoje”, contabiliza Jader Filho.

Com informações de Luiz Flávio – DOL (adaptado pelo Blog do Branco)

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Em meio a campanha de mais baixo nível deste século, o futuro do Pará será decidido hoje

A campanha ao governo do Pará nesta eleição é, sem dúvida, a de mais baixo nível deste século. Não há infelizmente o que comemorar. Ambos

Canaã dos Carajás firma compromisso global pelos ODS e reforça liderança ambiental na COP30

A assinatura aconteceu dentro do estande da FAMEP, no Pavilhão Pará, que integra a programação da COP30, em Belém, e reuniu autoridades, técnicos e representantes

PSL é governo?

O Partido Social Liberal (PSL), a legenda partidária que mais cresceu na última eleição, e que teve o seu desenvolvimento com base na “onda bolsonarista”

Exclusivo: gastos dos senadores do Pará em 2025

Em mais uma matéria exclusiva, o Blog do Branco torna público os gastos dos senadores paraenses durante o ano de 2025. O levantamento teve como

Demanda anual por cobre deve aumentar 24% até 2035

De acordo com projeções da Wood Mackenzie, no cenário base a demanda total por cobre deverá aumentar 24%, para 42,7 Mtpa, até 2035, impulsionada principalmente

Em 2024 Parauapebas arrecadou até o momento mais de R$ 630 milhões em CFEM

A cidade de Parauapebas, um dos maiores polos de mineração do Brasil, registrou uma arrecadação recorde de R$ 83.968.596,31 milhões em outubro, proveniente da Compensação