Eleições 2024: os apoios de João Campos e Dr. Furlan à campanha de Igor Normando. A “pisa”. Tem método

Na noite de ontem, 21, cerca de 20 mil pessoas se reuniram na Aldeia Amazônica para participar do comício de Igor Normando. Deputados estaduais, federais, vereadores de mandato, os eleitos, lideranças, governador Helder Barbalho e o ministro Jader Filho estiveram no palco para prestigiar o evento do candidato emedebista ao Palácio Antônio Lemos.

Dois fenômenos em votos do 1º turno nas eleições de 2024 se fizeram presentes ao evento: Dr. Furlan, prefeito reeleito de Macapá, proporcionalmente o mais votado do Brasil, com 85% dos votos válidos; e o prefeito mais popular do Brasil, o mais copiado: João Campos, reeleito em Recife, com 78% dos votos válidos.

A vinda dos dois, um emedebista, filiado pelo governador Helder Barbalho, que ocasionou atritos com o senador Davi Alcolumbre e outro do PSB, partido dirigido no Pará por Cássio Andrade, candidato a vice na chapa de Igor, teve como objetivo alavancar na reta final a candidatura emedebista na capital paraense.

Em seu discurso, o governador deixou claro em tom de cobrança que quer uma “pisa”, um termo muito usado no vocabulário belenense quando se quer fazer associação ao fato de se ganhar eleição com votação expressiva, recorde. Não, por acaso, a dupla campeã de votos esteve no evento para criar junto ao eleitorado essa dimensão de tamanho, de supremacia. De fato, as últimas pesquisas colocam Normando à frente de Éder Mauro, que alias, foi ridicularizado pelo governador, que levantou uma peruca no palco, clara referência a um dos apelidos do deputado federal bolsonarista.

Estadualização de Belém e a popularização de Igor

Em matéria na edição de hoje, 22, do jornal Diário do Pará, o periódico da Família Barbalho enalteceu o grande crescimento de Igor nesta campanha, em que o emedebista saiu de 4% no início da campanha eleitoral e ao final do primeiro turno já liderava com folga, assim como vem mantendo larga distância para o seu adversário no segundo turno.

Esse crescimento alicerçado em duas frentes: a forte presença do governo do Pará na periferia de Belém, processo que o Blog do Branco chamou de “estadualização da capital paraense”, aliado a um competente marketing de popularização da figura pública de Igor Normando, visto por grande parte do eleitorado paraense como sendo de elite, um “playboy” como se chamava popularmente. Ter sido o “gerente” das Usinas da Paz, o que tornou popular e passou a imagem de ser um gestor de pessoas. O terceiro ponto, desconectado diretamente dos dois primeiros foi o forte suporte de mídia que o alavancou.

Igor Normando é o franco favorito para ser o próximo prefeito de Belém, devolver depois de quase trinta anos o Palácio Antônio Lemos ao MDB. A vitória emedebista na capital é importante para o tabuleiro político-eleitoral de 2026. Helder precisa ganhar em Belém, e não só ganhar, mais vencer com de forma avassaladora, conforme pediu o mandatário estadual. Helder precisa de um bom resultado depois de ter perdido em Ananindeua, Parauapebas e Marabá. Santarém, o terceiro maior colégio eleitoral paraense ainda tem a disputa indefinida, porém com vantagem para o adversário.

Imagem: fotomontagem 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Novo teto dos juros do cartão de crédito começa a valer em janeiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a partir de janeiro os juros acumulados em casos de atraso no pagamento da fatura do cartão

COP 27: Helder pede subsídio internacional para financiar a bioeconomia paraense

O governador Helder Barbalho defendeu na tarde desta terça-feira (15) que os mecanismos internacionais subsidiem o financiamento público para estimular os negócios e empregos verdes

Intermitente extração ilegal de manganês

Não é de hoje que se extrai manganês de forma ilegal em território paraense. O assunto é tratado com certo distanciamento pela imprensa regional. As

A primeira pesquisa Doxa do segundo turno ao governo do Pará, apresentou diminuição na diferença entre Helder e Miranda

Depois da divulgação de uma pesquisa fake envolvendo o Instituto Doxa, ontem,14, foi divulgada oficialmente a sua primeira pesquisa neste segundo turno ao governo do

Oriximiná: MRN lança novo portal com monitoramento das barragens

A Mineração Rio do Norte (MRN), localizada no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA), acaba de lançar um novo portal para divulgação

Eleições 2024: Pará registra o quarto caso de atentado político em pouco mais de um mês de campanha

O Pará se tornou um exemplo no combate ao crime quando se compara os dados estatísticos da segurança pública de modo geral. Todavia, o processo