Eleições 2024: Reeleição de prefeitos é a maior da história do Brasil

As reeleições bateram recorde nas eleições municipais de 2024. Com os resultados das disputas de segundo turno, o número de prefeitos reeleitos chegou a 2.461 – que representa 82% de êxito entre os 3.006 candidatos que estavam concorrendo à reeleição.

Em outras palavras, oito a cada dez candidaturas à reeleição foram vitoriosas, conforme estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O número é o maior desde que a possibilidade foi implementada em 1997.

Até então, o recorde havia sido registrado nas eleições municipais de 2020, quando 64% dos prefeitos, que tentaram se reeleger venceram as disputas. A alta taxa se destaca ainda mais ao ser comparada com o pleito municipal de 2016. Naquele ano, o fenômeno foi oposto: a taxa de reeleição foi a menor de todos os tempos, com apenas 1.191 reeleitos entre 2.430 candidatos (taxa de 49%).

Taxa de reeleição de prefeitos

A CNN analisou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação aos sete pleitos municipais realizados desde a implementação da reeleição.

Estados que mais e menos reelegeram

Ainda segundo o levantamento da CNM, Amapá e Roraima foram os dois estados com a maior taxa de reeleição. Em ambos, todos os candidatos que tentaram um segundo mandato consecutivo venceram os respectivos pleitos. No Amapá, foram oito. Em Roraima, 10.

O estado de Alagoas fecha o pódio: dos 55 prefeitos que tentaram se reeleger no estado, apenas um foi derrotado. A taxa registrada foi a terceira maior do levantamento, de 98%.

Na ponta oposta, os estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo apresentaram as menores taxas do estudo. Eleitores catarinenses reelegeram 92 de 143 prefeitos (64%), enquanto paulistas deram novo mandato a 263 de 359 candidatos (73%). No Espírito Santo, foram 31 de 42, resultando em um índice de 74%.

Por: Victor Aguiar – colaboração para a CNN São Paulo

Imagem: TRE-RO

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Áreas para prospecção de minérios no Pará irão a leilão

Multinacionais e investidores interessados no setor mineral brasileiro terão oportunidades promissoras para expandir os negócios no país a partir de cidades paraenses. O Serviço Geológico

Mineradoras BHP e Vale travam disputa jurídica em relação à tragédia de Mariana

A gigante global da mineração BHP Group foi acusada de tentar “adiar para sempre” a questão da responsabilidade pelo rompimento de uma barragem em Mariana,

Rapidinhas do Branco – LIX

No compasso de Darci Parauapebas vive grande expectativa sobre o anúncio de quem será o candidato do prefeito Darci Lermen (MDB). Nos bastidores, o martelo

Federação PP-União avança paralela à fusão do PSDB e Podemos

As decisões tomadas na terça-feira (29) serão decisivas para a dinâmica partidária nas eleições de 2026. No mesmo dia, dois dos maiores partidos do Congresso

A VALE que vale cada vez mais

No último dia 19, a mineradora Vale divulgou, como de praxe, o seu balanço trimestral, neste caso, o terceiro de 2017 (3T17). O documento trouxe

Canaã dos Carajás completa 31 anos e ganha a maior escola integrada SESI/SENAI do Pará

No mês em que o município de Canaã dos Carajás comemora 31 anos, a cidade recebe de presente a maior Escola Integrada SESI/SENAI do estado.