Uepa celebra 29 anos com ampla programação

COMPARTILHE:

Com a experiência acumulada pelas instituições que a originaram, as faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação, a Universidade do Estado do Pará completa 29 anos, nesta quarta-feira (18), como a Instituição de Ensino Superior (IES), com maior presença no interior. A Uepa está presente em 10 das 12 regiões de integração do Pará, com cinco campi na capital; e 16, no interior.

Há campi da Universidade do Estado do Pará nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia de Nazaré, Cametá, Salvaterra, Castanhal e Bragança.

A programação comemorativa, iniciada com a abertura da Superliga Universitária na última sexta-feira (13), se estende até o dia 5 de junho, com a realização do Ciclismo e Caminhada dos servidores e alunos da Uepa. E para marcar o parabéns, a comemoração na reitoria da universidade iniciou com apresentação do Madrigal da Uepa, composto por 13 bolsistas e sete voluntários, regidos pela coordenadora do curso de Licenciatura em Música, professora Ana Maria Souza e acompanhado pela pianista Franciele Monteiro.

Na ocasião, a vice-reitora da instituição, Ilma Pastana, lembrou seu vínculo com a Enfermagem, uma das faculdades basilares na constituição da Uepa. “Somos feitos de história e sabemos que a Uepa nasceu de instituições que já tinham uma história”, acentuou professora Ilma, que também destacou outros pontos da programação de aniversário, como o Sextou Uepa, realizado nas sextas-feiras, 20 e 27 de maio, e 3 de junho. “O Sextou Uepa vai levar música para o CCSE, o CCNT e o CCBS, porque a música é uma das melhores coisas da vida e tem até uma ação terapêutica”, afirmou.

Uma universidade que é “patrimônio da sociedade paraense”, foi a forma como o reitor Clay Chagas, se referiu a Uepa e às ações de ensino, pesquisa e extensão que ela têm espraiado pelo estado desde que foi criada em 1993. “Daqui a pouco mais de um mês, essa universidade terá dois novos campi, um em Parauapebas e outro em Ananindeua, que amplia e aprofunda ainda mais nosso compromisso com a população”, declarou.

Aniversário em dose dupla

O Campus VIII também foi criado no dia 18 de maio de 1993, e para celebrar a data, as atividades foram previstas para ocorrer durante todo o dia desta quarta-feira, na Uepa, em Marabá. A manhã iniciou com um piquenique no EcoBosque do campus e no encerramento, às 19h30, haverá uma apresentação cultural.

Ainda na oportunidade, a coordenadora do Campus VIII, professora Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, abre a 1ª Cápsula do Tempo como marco da história construída pela Uepa em Marabá. No ano 2000 houve a inauguração do Campus e na mesma oportunidade a Cápsula do Tempo foi lacrada. Agora, após 22 anos, será aberta e com ampla divulgação dos documentos e registros guardados.

Texto de Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Imagem: Portal G1

O blog no X