Eleições 2024: Sanova se filia ao PT e tentará dificultar a reeleição garantida de Daniel

COMPARTILHE:

Conforme adiantado pelo Blog do Branco há quase três semanas, o ex-deputado estadual e atual presidente da Fultelpa, Miro Sanova se filiou ao Partido dos Trabalhadores, ontem, 24, em um evento que contou com a presença do senador Beto Faro, que foi quem abonou a ficha do novo petista.

Como dito em uma das colunas “Rapidinhas do Branco”, por ordem do governador Helder Barbalho (MDB), via Beto Faro, este que se elegeu senador nas eleições de 2022, justamente por ter sido a preferência do mandatário estadual, e por conta disso, faz de tudo para agradá-lo, mandou avisar ao diretório municipal da legenda em Ananindeua, que deixe de apoiar o prefeito Daniel Santos (MDB), sob a possibilidade de intervenção, e apoie Miro Sanova.

Vale registrar que o atual presidente da Funtelpa, tem base política em Ananindeua. Foi vereador por mais de um mandato, secretário municipal na gestão de Barbalho, se conseguiu se eleger deputado estadual com grande parte dos votos do segundo mais populoso município paraense.

Sob a tentativa de “destronar” Daniel, não há outro nome melhor do que de Miro. A questão é que o atual prefeito de Ananindeua é, segundo levantamento que mede o nível de satisfação do cidadão (neste caso um índice lançado pela Doxa), é o mais bem avaliado do Brasil.

A reeleição de Daniel é tida como certa. Como dito em outro artigo analítico, o que se quer é dificultá-la e ter uma voz ativa para mostrar as “fraquezas” do atual prefeito de Ananindeua. Helder sabe que uma vitória histórica nas urnas proporcionará a Santos uma vitrine que poderá ser expandida à nível estadual, o colocando com grandes possibilidades de ser o próximo governador do Pará.

E o PT? Internamente, o partido vive uma crise de identidade. Beto Faro, seu atual presidente estadual, segue à risca sua estratégia – vista por muitos como pessoal – de seguir às ordens de Helder e colocar o PT como um “puxadinho” dos Barbalho, neste caso, filiado pessoas que nunca tiveram relação direta com o partido, como no caso analisado neste texto.

Miro Sanova topou porque mesmo perdendo, o que deverá ocorrer, terá a oportunidade de ter grande visibilidade política para que, em 2026, seu retorno à Assembleia Legislativa (Alepa) seja muito mais fácil.

Imagem: Estado do Pará On line. 

O blog no X