Faltando pouco mais de um ano para o início oficial da campanha para as Eleições 2026, os primeiros cenários eleitorais começam a tomar forma no Pará. sobretudo para o cargo de governador do Estado. Segundo pesquisa divulgada, na última quinta-feira (17), pelo instituto AtlasIntel, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) aparece como favorita na disputa pelo governo do Estado, impulsionada pelo apoio direto do atual governador, Helder Barbalho.
No cenário principal testado, Hana lidera com 33,4% das intenções de voto, seguida pelo prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), com 26,5%, e pelo deputado federal Éder Mauro (PL), que registrou 17%. Considerando um possível segundo cenário avaliado, a vice-governadora mantém a dianteira com 31%, enquanto Paulo Rocha (PT) surge com 12,4% e Rogério Barra (PL) marca 6,3%.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 14 de julho de 2025, com 2.214 entrevistas aplicadas em todas as regiões do estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada de acordo com as normas da Justiça Eleitoral.
Análise do Blog do Branco
A citada pesquisa é a primeira que apresenta a liderança de Hana Ghassan. O que não pode ser encarado como uma surpresa. A vice-governadora vem cada vez mais se tornando protagonista na ações da gestão estadual, fato que foi antecipado por este veículo. Com a proximidade do processo eleitoral, o crescimento de Hana seguirá o nível de popularidade do governo, que segue sendo alta. Para o eleitorado, uma gestão considerada bom, ter uma vice que será a candidata no próximo ano, passa ao eleitorado a ideia de continuidade, ou seja, o prosseguimento do que está bom.
Disto isso, Hana crescerá ainda mais. A estratégia é que a mesma tenha grande protagonismo na COP30, o que a impulsionará ainda mais. O perfil técnico continua, todavia, agora incrementado com dotes políticos, adquiridos pela mesma. A composição perfeita.
Imagem: reprodução



