A nova pesquisa de intenção de votos da empresa Destak Publicidade e Marketing, divulgada nesta sexta-feira (10), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente na corrida presidencial entre os eleitores de Santarém, no oeste do Pará. O levantamento revela, porém, que um número expressivo de eleitores ainda não decidiu em quem votar, o que indica um cenário aberto e volátil para as eleições de 2026.
De acordo com os dados da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula lidera com 29,3% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que soma 20,7%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em terceiro lugar com 5,3%, enquanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tem 1,1% e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), registra 0,5%.
Entre os entrevistados, 11,9% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e um número significativo, 31,2% não souberam ou preferiram não responder, demonstrando que boa parte do eleitorado santareno ainda está indefinida sobre a escolha para a Presidência da República.
O estudo também mediu o grau de consolidação do voto dos entrevistados. Segundo os dados, 46% afirmam que sua decisão é definitiva, enquanto 39% ainda podem mudar de opinião até as eleições. Outros 13% dizem que dificilmente mudarão de voto, e 2% não responderam.
A pesquisa ouviu 1.020 eleitores por meio de entrevistas individuais e domiciliares. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Imagem: reprodução



