Em junho, Pará registrou a menor área sob alertas de desmatamento desde 2019

O Pará alcançou, em junho de 2025, o menor valor já registrado de área recoberta por alertas de desmatamento desde o início da série histórica em 2019, considerando exclusivamente os meses de junho de cada ano (ano de referência do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal – PRODES).

Os dados são provenientes do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e a análise se baseia tanto nos alertas mensais quanto no acumulado entre agosto de 2024 e junho de 2025, período de referência do PRODES.

De acordo com os dados, em junho de 2025 foram detectados 111 km² de  área recoberta por alertas de desmatamento, o que representa uma redução de 41% em relação ao mesmo período em 2024, quando foram registrados 187 km² — a diminuição absoluta é de 76 km².

No acumulado de 11 meses, o Pará também apresentou uma queda significativa na área sob alerta de desmatamento, totalizando 1.143 km², o que representa 18% a menos em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.398 km²). Estes são os menores valores registrados em números absolutos para esses intervalos desde 2019.

O governador do Pará, Helder Barbalho, destaca que o resultado “é fruto do compromisso do nosso governo com a preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável. Mais uma redução expressiva demonstra que, com planejamento estratégico e ações integradas, é possível proteger nosso patrimônio ambiental, reduzir a degradação florestal e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”.

Entre os 15 municípios considerados críticos no Pará, a área sob alerta de desmatamento em junho caiu 47%, passando de 131,75 km² em 2024 para 70,33 km² em 2025. Esses municípios foram responsáveis por 63% da área total sob alerta no estado no mês de junho.

No acumulado entre agosto de 2024 e junho de 2025, esses 15 municípios também registraram retração: 658,97 km², contra 726,77 km², uma redução de 9%. Municípios como Altamira, Jacareacanga e Trairão se destacaram com quedas absolutas expressivas.

A participação do Pará no total de alertas da Amazônia Legal também diminuiu. Em junho de 2025, o estado respondeu por 24% da área sob alerta, contra 41% no mesmo mês de 2024.

Raul Protázio, secretário estadual de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), afirma que: “os números refletem o impacto positivo das ações coordenadas de fiscalização, monitoramento e controle ambiental que temos implementado em todo o Estado. Seguiremos avançando com nossas ações e fortalecendo a presença da Semas na construção desta trajetória de preservação ambiental no Pará e na Amazônia”.

*Governança e fiscalização ambiental* – os dados reforçam o impacto positivo das ações coordenadas de fiscalização, controle do uso do fogo, monitoramento remoto e fortalecimento institucional promovidas pela Semas e demais órgãos ambientais. A instalação de bases fixas em regiões estratégicas e o uso intensivo de tecnologias de monitoramento em tempo quase real têm sido decisivos para os resultados alcançados.

Por Jamille Leão (SEMAS)

Foto: Bruno Cecim (Agência Pará)

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

CMP: Graciele Brito (UB) apresenta indicação voltada à segurança escolar e mobilidade urbana

Vereadora Graciele Brito apresenta indicações voltadas à segurança escolar e mobilidade urbana em Parauapebas Durante sessão na Câmara Municipal de Parauapebas, a vereadora Graciele Coelho

CMP: candidato do prefeito Darci Lemen perde para o candidato do empreiteiro que manda na Secretaria de Obras

A eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Parauapebas para o próximo biênio (2019-2020), deixou claro um cenário: que o prefeito Darci Lermen

Exposibram 2023: mineradoras vão divulgar investimentos e novos projetos em Belém

Em evento, no fim de agosto, mais de 20 companhias vão receber propostas comerciais de centenas de fornecedores, em rodadas de negócios. Pesquisa do Instituto

Orgulho em ser professor

No dia de hoje, 15 de outubro, se fosse em um país desenvolvido ou pelo menos que reconhecesse verdadeiramente o exercício docente, seria no calendário

Eleições 2022: vencedor “por pontos”

Ontem, 16, aconteceu o primeiro debate deste segundo turno entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). O evento foi realizado através

TCM-PA divulga o Calendário de Obrigações 2022

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) disponibilizou o “Calendário de Obrigações” para o exercício de 2022, documento destinado a prefeituras, câmaras de