Com a chegada das tradicionais festas de final de ano, o comércio fica movimentado com as compras da decoração de Natal e Ano Novo. Para garantir a segurança de toda a família, a Equatorial Pará orienta à população com algumas dicas para que este período ocorra sem intercorrências.
Nesta época do ano, residências, condomínios, prédios comerciais, escolas e até hospitais ficam iluminados com luzes e outros objetos que requerem à ligação com a energia. O pisca-pisca é um clássico. No entanto, diante deste cenário, os adereços exigem alguns cuidados para evitar acidentes graves e até fatais que podem ser causados por enfeites “piratas” e instalações inadequadas.
De acordo com Alex Fernandes, executivo de Segurança da Equatorial Pará, o consumidor deve estar atento em relação à qualidade dos produtos, o estado de conservação dos enfeites e se houve ou não o reaproveitamento de um ano para o outro.
“É importante observar se eles estão rompidos, pois, se forem de baixa qualidade, há a possibilidade de um superaquecimento e acidentes. Outro item que não pode passar batido é verificar se a loja vende produtos homologados e com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, explica Alex.
Pisca-pisca
Para garantir o sucesso e segurança da decoração natalina, o consumidor deve ficar de olho nas embalagens dos pisca-piscas, que devem conter informações técnicas como: instruções de uso, potência, tensão de alimentação. As lâmpadas de led são consideradas mais seguras e econômicas.
“O ideal é evitar a proximidade entre as luzinhas e os enfeites feitos de papel, algodão, cartolina e folhas secas. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel, cartolina, algodão, lã e palhas secas. Pois podem causar aquecimento e até incêndios”, orienta Alex.
Mais dicas de segurança:
– As ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e de ornamentações como cortinas, tapetes ou móveis de MDF;
– Artigos decorativos não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da rede elétrica;
– Em ambientes externos deve-se atentar para cercas, grades ou qualquer parte metálica;
– Na hora da reutilização dos enfeites é importante conferir a integridade do condutor de energia (fio);
– Emendas e conexões malfeitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter seu isolamento (capa protetora) rompido ou conexões e emendas com folga;
– Não deixe os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais.
Com informações e imagem da Ascom – Equatorial Pará.