Estados Unidos: republicano é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O líder do Partido Republicano, Kevin McCarthy, venceu as eleições para presidente da Câmara dos EUA na madrugada deste sábado (7.jan.2023). Foram necessárias 15 rodadas de votações para que o deputado representante do 20º distrito da Califórnia fosse escolhido.

A votação para presidente da Casa Baixa começou na 3ª feira (3.jan) –quando teve início a atual legislatura norte-americana– mas McCarthy não conseguiu o apoio de republicanos da ala mais conversadora do partido. O deputado precisou negociar para que a situação fosse revertida. Na tarde de 6ª feira (6.jan), ele havia conquistado o voto de 15 dos 21 republicanos resistentes a sua eleição.

Na 15ª e última rodada, McCarthy recebeu 216 votos. Seu principal adversário, o democrata Hakeem Jeffries, que substituiu Nancy Pelosi na liderança do Partido Democrata, ficou com 212. Foram 6 abstenções, todas de republicanos.

Segundo a legislação norte-americana, 218 votos são precisos para que um novo líder vença a disputa. No entanto, é possível que um presidente seja eleito com menos se nem todos os deputados comparecerem ou se algum votar “present” (presente, em tradução livre), que equivale a uma abstenção.

A lei também determina que os integrantes da Câmara dos EUA realizem votações até que alguém seja escolhido para presidir. Enquanto isso não é decidido, a Casa Baixa fica paralisada e os integrantes eleitos para assumir o novo Congresso não podem tomar posse.

Essa foi a 1ª vez em 100 anos que a Câmara dos EUA precisou de mais de uma votação para decidir quem estará no comando. A última vez foi em 1923, quando 9 rodadas foram necessárias. Contudo, a quantidade ainda é menor que a registrada em 1859, quando 133 rodadas foram realizadas. Na época, o processo todo durou 2 meses.

CÂMARA DOS EUA

Depois das eleições de meio de mandato, realizadas em novembro de 2022, o Partido Republicano conquistou a maioria na Câmara dos Representantes dos EUA. O pleito elegeu 222 republicanos contra 213 democratas. A nova composição legislativa da Casa Baixa vai influenciar no poder que Biden terá para prosseguir com a sua agenda. Isso porque os republicanos podem barrar pautas prioritárias do atual governo, como a lei nacional para regular diretrizes dos direitos reprodutivos femininos.

A oposição republicana também será capaz de obstruir indicações de Biden para a Suprema Corte. Atualmente, a maioria do tribunal tem orientação conservadora (6 a 3). Segundo a CNN, os republicanos planejam realizar investigações sobre o governo Biden. Entre os prováveis assuntos estão a retirada de tropas dos EUA do Afeganistão, as políticas de fronteiras adotadas pela Casa Branca, a busca do FBI em Mar-a-Lago e o negócios envolvendo Hunter Biden, filho do presidente norte-americano.

KEVIN MCCARTHY

McCarthy, 57 anos, nasceu em Bakersfield, Califórnia, em 26 de janeiro de 1965. Ele foi eleito pela 1ª vez em 2006 para representar o 22º distrito da Califórnia. Agora, ele assumirá o seu 9º mandato na Câmara dos Representantes dos EUA depois de receber, em novembro de 2022, 67,2% dos votos para representar o 20º distrito da Califórnia.

O republicano já comandou o Partido Republicano em 2014, quando os republicanos eram maioria, e tentou disputar a presidência da Casa Baixa em 2015. Durante o governo de Donald Trump, McCarthy foi um dos apoiadores mais próximo do republicano. No entanto, a relação entre os 2 sofreu abalos por causa da invasão ao Capitólio.

Com informações do Poder 360. 

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Boletim Focus: Mercado eleva projeção da Selic em 2025 a 12% e vê inflação mais alta

Analistas consultados pelo Banco Central subiram novamente sua projeção para o nível da Selic no próximo ano, em meio a expectativas mais altas para o

China: decepção com veto dos EUA à resolução de cessar-fogo entre Israel

A China expressou “forte decepção” com o fato de os Estados Unidos terem bloqueado um projeto de resolução do Conselho de Segurança da Organização das

Flexa Ribeiro quer Ibama “educando” garimpeiros

O título desta matéria parece piada, mas, infelizmente não é. O pré-candidato ao Senado Federal pelo Pará, Flexa Ribeiro (PP), que segundo matéria da jornalista

Brasil: país dos “patos”

Antes do merecido recesso do blog por conta das férias deste que vos escreve, Michel Temer havia completado um ano à frente do Palácio do

Chile rejeita segunda Constituição consecutiva

Com 100% das urnas apuradas, o Chile rejeitou a proposta de uma nova Constituição em plebiscito realizado no último domingo (17). O texto proposto visa

Pará exportou US$ 21,4 bilhões em 2022

As oscilações no cenário econômico da China, um dos principais parceiros comerciais do Estado, foram fatores relevantes que provocaram impactos no resultado das exportações paraenses