Fim de linha para a terceira via

COMPARTILHE:

A pesquisa de intenção de voto feita pelo Instituto DataFolha e que foi divulgada ontem, 12, confirma o que os mais atentos já perceberam: na próxima disputa presidencial, não terá candidatura competitiva no campo do chamado Centro. Portanto, a eleição ao cargo político mais importante do país, será uma disputa polarizada entre o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Diferente dos últimos levantamentos, estes feitos via telefone, desta vez, o DataFolha entrevistou in locu as pessoas. A pesquisa foi realizada entre 11 e 12 de maio em 146 cidades, atingindo 2.071 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais (baixa em comparação a média de três pontos percentuais).

Primeiro Turno

No formato estimulado, quando é apresentado ao entrevistado os nomes dos candidatos, os números apontam: Lula (PT): 41%; Jair Bolsonaro (sem partido): 23%; Sergio Moro (sem partido): 7%; Ciro Gomes (PDT): 6%; Luciano Huck (sem partido): 4%; João Doria (PSDB): 3%; Luiz Henrique Mandetta (DEM): 2% e João Amoêdo (Novo): 2%. Brancos/nulo/nenhum somam 9%. Já os que não sabem chegou a 4%.

No quesito estimulado, todos os adversários do petista somam 47%, seis a mais do que o ex-presidente. Esse cenário altamente favorável a Lula, o coloca, por exemplo, próximo de vencer a eleição ainda em primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

Quando a pesquisa se apresenta no formato espontâneo, ou seja, quando não é citado nenhum candidato, cabendo ao entrevistado indicar um nome, a situação é a seguinte: Lula (PT): 21%; Jair Bolsonaro (sem partido): 17% e Ciro Gomes (PDT): 1%. Os outros candidatos somam 2%. Brancos/nulo/nenhum somam 8%. Já os que não sabem responder impressionou com 49%.

Fica claro que, neste formato, Bolsonaro encosta em Lula, algo aceitável, pois o atual presidente está sempre em evidência, envolto geralmente em polêmicas que o próprio produz. O grande quantitativo (49%) dos que não sabem responder, no formato espontâneo, indica uma disputa ainda indefinida, mas polarizada entre os dois mais bem colocados.

Segundo Turno

O Instituto DataFolha fez projeções de segundo turno. No primeiro cenário, em que os dois principais candidatos se enfrentam, o resultado é o seguinte: Lula (PT): 55% e
Bolsonaro (sem partido): 32%. Neste caso, o petista herdaria os votos dos eleitores de Doria, Ciro e Luciano Huck, enquanto o presidente teria votos dos eleitores de Moro. Em um cenário de disputa entre Lula e Moro, o petista teria 53%, enquanto o ex-juiz chegaria a 33%. Se a disputa fosse entre Lula e Dória (PSDB), o ex-presidente aumentaria ainda mais a diferença: 57% x 21%.

O DataFolha montou disputas de segundo turno com Jair Bolsonaro, em dois cenários. Em ambos o atual presidente perderia (em um teria empate técnico, pois estaria dentro da margem de erro: Bolsonaro: 39% x Dória: 40%; Bolsonaro: 36% x Ciro Gomes: 48%.

Índice de Rejeição 

A pesquisa quis saber em qual candidato o entrevistado não votaria em nenhuma hipótese. O resultado foi o seguinte: Bolsonaro: 54%; Lula: 36%; Doria: 30%; Huck: 29%; Moro: 26% e Ciro: 24%.

Vale lembrar que alguns nomes citados na entrevista, possivelmente não estarão na disputa presidencial do próximo, são eles: João Dória (PSDB), que já declarou que disputará à reeleição ao governo de São Paulo; Sérgio Moro (sem partido) que já declarou que não tem mais interesse de lançar o seu nome para presidente; Luciano Huck (sem partido) renovou o seu contrato com a Rede Globo, o que inviabiliza pela segunda vez a possibilidade de concorrer. Fica o registro que a pesquisa DataFolha não fez menção ao nome da ex-ministra Marina Silva (Rede), que disputa a eleição presidencial desde 2010.

Está claro, portanto, que uma terceira via dificilmente se tornará competitivo. Restará ao eleitor decidir entre Bolsonaro e Lula, disputa que deveria ter ocorrido em 2018, mas o petista ao ser condenado pela Justiça, tornou-se inelegível.

O sinal vermelho está aceso no Palácio do Planalto.

O blog no X