Forma Alepa estará na região do Baixo Amazonas

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Escola do Legislativo, realizará o Forma Alepa/Elepa Itinerante, região do Baixo Amazonas, e contemplará os municípios de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa. O serviço ofertado pelo Forma Alepa/Elepa tem o objetivo de capacitar e aperfeiçoar servidores públicos e acontecerá nos dias 21 a 23 de outubro na câmara municipal de Santarém.

Servidores públicos têm uma importante missão na elaboração de política pública destinada à melhoria da administração pública. A formação e capacitação dos servidores constituem estratégias e meios que garantem a mobilização das competências, construção de novos conhecimentos e acima de tudo, a construção de um corpo funcional comprometido com eficiência e técnica na reflexão nas ações que devem ser prensadas para a comunidade. Dessa forma, a Escola Legislativa da Alepa potencializa cada vez mais seu compromisso: levar cursos de qualificação aos que prestam serviço público à população.

O conhecimento produzido e difundido pela Escola da Alepa busca atender a formação profissional dos gestores públicos para o desenvolvimento de competências e habilidades, visando ligar a teoria à ação prática e cujo foco é o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para exercício profissional, o que é comumente denominado de ensino de aplicação. A formação busca desenvolver potencialidades dos servidores. A reflexão crítica sobre a prática é  necessária para intervenção e a inovação,  e permitirá a melhoria da capacidade de gestão, de identificação de problemas e de alternativas de solução.

“Essa ação da Alepa, por meio da Escola do Legislativo, busca orientar os servidores que prestam serviços públicos para a comunidade. Levamos nosso corpo técnico, seja na área do processo legislativo ou da comunicação, são vários setores envolvidos que levam aprimoramento aos vereadores, aos servidores que fazem o serviço público. Nossa finalidade com essas atividades é fazer com que o setor público tenha um treinamento melhor do que o ele tem hoje”, disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. “O Forma Alepa é uma programação que temos a certeza de que deu certo. Fomos surpreendidos pela procura a este serviço, temos demandas para fora do Pará, para colaborar com outras Assembleias Legislativas”, afirmou.

A região

Formada por 13 municípios, com belezas naturais ainda intocadas e expressivo folclore, a região do Baixo Amazonas ocupa uma área de 315.000 km2, com uma população de 705.737 habitantes. A região ocupa uma área de 315,86 mil km², 25% da área do Estado do Pará e 735.848 habitantes, 8,6% da população do Estado do Pará.

Santarém

O município remonta de um processo de imigraçao que deixou heranças culturais que, unidas, formam a identidade da cidade e do povo santareno. Fundada em 22 de junho de 1661, foi elevada à categoria de vila em março de 1758 pelo governador da Província Grão Pará, capitão-geral Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebendo o nome de Santarém. Em viagem ao Rio Tapajós, ele instalou as vilas de Alter do Chão, onde era a aldeia dos Boraris; Boim, antiga aldeia dos Tupinambás; Vila Franca, onde ficava aldeia dos Arapiuns e Cumarús; e Pinhel, onde era Aldeia dos Matapuz.

Em 24 de outubro de 1848, Santarém foi elevada à categoria de cidade pelo presidente da Província, Jerônimo Francisco Coelho. Uma cidade que reúne até hoje os descendentes indígenas, portugueses, estadunidenses e nordestinos, que trabalho promovem o desenvolvimento local.

A cidade de Santarém é o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do Pará, é uma das mais antigas da região amazônica. Cidade do interior com características de cidade grande, a Região Metropolitana de Santarém, é a segunda maior concentrada, em área urbana, do Pará.

A praia de Alter do Chão, conhecida também como “Caribe Brasileiro”, em Santarém, foi eleita recentemente pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias do Brasil. A cidade também é palco de uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Çairé, que atrai turistas do mundo todo.

Programação do Forma Alepa/Elepa

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social – Imagem: Balthazar Costa (AID/Alepa).

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2022: Torrinho lança candidatura a deputado estadual em São Félix do Xingu

O Podemos oficializou a candidatura do empresário e pecuarista Francisco Torres de Paula Filho, o Torrinho, à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), durante

Hydro Paragominas investe R$ 590 milhões em nova frente de lavra

A Hydro Paragominas anunciou o investimento de aproximadamente R$ 590 milhões no projeto Miltônia 5 (M5), que envolve uma nova frente de lavra na mina

Eleições 2024: em Belém, PT apoiará Edmilson

Na manhã de ontem, 28, o tabuleiro político-eleitoral paraense teve um importante movimento: o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores definiu que a legenda irá

Canaã: onda de calor faz Prefeitura emitir alerta

O aumento da temperatura anunciado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para esta semana

Daniel Santos é condenado por fake news sobre coleta de lixo em Ananindeua

Prefeito de Ananindeua tem 48 horas para postar direito de resposta do Governo do Pará em suas redes sociais. Se descumprir decisão judicial, prefeito de

Alepa: CPI da Vale encerra os trabalhos com entrega de relatório final

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da VALE foi apresentado em solenidade na última terça-feira (09), no auditório João Batista da Assembleia Legislativa