Fundação FHC promove nesta segunda-feira (24) Evento: “30 anos do Plano Real”

Em 1º de julho serão completados 30 anos do lançamento oficial da atual moeda brasileira, o Real. Contudo, o plano econômico que culminou neste lançamento foi implementado em etapas ao longo de seis meses. É certamente o plano mais bem-sucedido de nossa história, com o feito de ter debelado a hiperinflação que havia afligido os brasileiros nos anos 80 e início dos 90. O sucesso do projeto, com toda a sua engenhosidade e sofisticação, só foi possível por uma combinação de fatores.

O primeiro deles foi a transparência com a qual foi comunicado a toda a população e ao mercado. Graças a ela, brasileiros e brasileiras puderam compreender e aceitar as mudanças, afastando do seu cotidiano o costume de já contar com um preço mais alto no dia seguinte – a chamada memória inflacionária. Foi fundamental ainda a liderança do presidente Fernando Henrique Cardoso ao transmitir tranquilidade e confiança a empresários e investidores, bem como para negociar mudanças legislativas com a classe política. Por fim, coube à democracia, que há pouco havia sido conquistada, a criação das condições necessárias para que toda essa costura acontecesse e ofertasse um legado inestimável a toda a população brasileira.

Participação de:

André Lara Resende – Foi diretor do Banco Central e presidente do BNDES. Fez parte das equipes que elaboraram os planos Cruzado e Real. Foi ainda assessor da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso e participou do grupo de Economia da equipe de transição para o 3º governo Lula.

Arminio Fraga – Sócio-fundador da Gávea Investimentos, é presidente dos conselhos do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). É também membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations, além de conselheiro da Fundação FHC. Foi presidente do Banco Central, presidente do conselho da B3, diretor do Soros Fund Management e trustee da Princeton University, onde obteve seu PhD.

Edmar Bacha – Sócio-fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG), no Rio de Janeiro. Membro das Academias Brasileiras de Ciências e de Letras, foi presidente do BNDES e do IBGE e professor em diversas universidades no Brasil e nos EUA.

Gustavo Franco – Fundador da Rio Bravo Investimentos, é membro de diversos conselhos consultivos e de administração. Foi secretário adjunto de Política Econômica, diretor de Assuntos Internacionais e presidente do Banco Central.

Pedro Malan – Foi ministro da Fazenda (1995-2002), presidente do Banco Central (1993-1994) e negociador-chefe da dívida externa (1991-1993). É autor de ‘Uma certa ideia do Brasil: Entre passado e futuro’ (Intrínseca, 2018).

Persio Arida – Foi secretário de Planejamento e diretor do Banco Central, além de presidente do BC e do BNDES. No setor privado, trabalhou no Unibanco, Opportunity e Itaú. Foi sócio fundador e Chairman do BTG Pactual.

Com informações de Ascom Fundação FHC

Imagem: reprodução internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2024: em Santarém, vereador “JK do Povão” lidera a corrida eleitoral

O Instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de SANTARÉM, município da região do Baixo Amazonas, Oeste paraense, terceira maior cidade do estado do Pará.

China x Taiwan. A máxima de Davi contra Golias

Enquanto o mundo acompanha capítulo a capítulo o conflito entre Rússia e Ucrânica, que começou no fim de fevereiro do ano corrente, e sem ter

Eleições 2024: faltando seis dias o voto em trânsito não é permitido em pleitos municipais

No próximo domingo (6), data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, eleitoras e eleitores têm o direito de eleger novos representantes para os

O populismo na América Latina contemporânea

Javier Milei chegou como um meteoro; seu carisma, que independe de juízo de valor, parece permear uma campanha que desafia a normalidade de pleitos passados

A “estadualização” de Belém. A derrota moral de Edmilson

A péssima gestão de Edmilson Rodrigues (Psol) à frente da Prefeitura de Belém ocasionou um fato relevante que, possivelmente, poderá lhe custar a reeleição: a

Projeto mineral avança em Conceição do Araguaia, aquecendo a economia paraense

Com 87% das obras de engenharia concluídas, o Projeto Araguaia de Níquel, em construção pela Horizonte Minerals em Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará,