Governo do Pará e mineradoras assinam protocolo de intenções para verticalizar a produção mineral

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor mineral no Estado, o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), assinou, nesta quinta (4), no Palácio dos Despachos, em Belém, um protocolo de intenções com seis empresas mineradoras. O objetivo é criar condições favoráveis para a verticalização da produção mineral aurífera no território paraense. Na oportunidade, também foi lançada a construção da refinaria de ouro da empresa North Star, que incentivará a verticalização de ouro no Estado.

O protocolo de intenção foi acordado com as empresas: North Star Participações S/A, Serabi Mineração S.A., Brazauro Recursos Minerais S/A, BRI Mineração LTDA, Gana Gold Mineração S/A e Belo Sun Mineração LTDA.

“Certamente, viramos a página de sermos apenas um Estado que extrai o ouro e exporta para o mercado nacional e estamos caminhando para o novo status com a instalação da maior refinaria de ouro do país. Sabemos que o Pará tem a maior produção de ouro da federação, estando entre os maiores do planeta, e esse passo estratégico contribuirá para que esse ativo mineral traga geração de emprego, renda e organização da cadeia econômica”, destacou o governador do estado do Pará.

“Para cada passo, que nós possamos assegurar que esse bem, que é finito, possa, ao seu tempo e seu ciclo, enraizar riquezas, que transformem socialmente o Estado e oportunizem outras atividades que aqui cheguem a cada ciclo e que o Estado se renove na certeza da sua pujança, pensando nas pessoas, garantindo as oportunidades e trazendo segurança”, completou Helder Barbalho.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Carlos Ledo, o protocolo de intenções tem o objetivo de estabelecer premissas entre o Poder Público e a iniciativa privada para criar condições favoráveis à execução de ações voltadas para a verticalização da produção mineral aurífera no território paraense, especialmente referente à construção de beneficiamento e refino de ouro.

“A implantação de uma refinaria de ouro no Estado é de suma importância, com isso temos a oportunidade de termos mais transparência no processo de exploração e comércio do ouro no Estado, identificar a origem do minério extraído e criar condições de certificarmos nossa produção de joias, por exemplo, e assim colocar o estado do Pará em destaque no cenário nacional de produção de joias. Esse é apenas um dos vários pontos positivos dessa empreitada”, ressaltou o titular.

Durante o evento, também foi lançada a construção da refinaria de ouro da North Star S.A, empresa brasileira de capital belga, especializada no refino de minerais preciosos. Na oportunidade, a empresa se comprometeu com a implantação no Pará da primeira indústria de beneficiamento de ouro do Norte, utilizando tecnologia de ponta e os conceitos de produção mais moderno de sustentabilidade. O empreendimento tem capacidade inicial para beneficiar até 24 toneladas de minério de ouro por ano, podendo chegar até 48 toneladas anuais quando instalada de forma plena, correspondendo a mais de 50% da produção nacional de ouro.

“No Pará nos deparamos com um governo totalmente voltado para o progresso e empenhado em criar condições favoráveis para a verticalização do ouro e isso, sem dúvida, foi providencial para a nossa escolha. Neste projeto, a nossa empresa investirá cerca de 55 milhões de reais e pretende gerar 120 mil empregos diretos. O nosso compromisso será oferecer um serviço de qualidade técnica e confiabilidade extrema, com a produção certificada para atender o padrão internacional”, destacou o diretor presidente da North Star, Mauricio Gaioti.

Com informações da Agência Pará.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

PGR defende multa de R$ 86 milhões à Vale por Brumadinho

Em recurso apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal (MPF) tenta reabrir a ação penal que atribui responsabilidade criminal ao ex-presidente

Quem segura Jeannot Jansen?

O Pará chegou a nível de insegurança insuportável, ostentando números que sustentam estatísticas tenebrosas. E neste cenário de terror, a situação só piora a cada

Canaã: Josemira anuncia obras da 2ª etapa da TransCarajás. Helder assinará OS

O governador do Pará, Helder Barbalho, visitará Canaã no próximo sábado (7) para assinar a Ordem de Serviço da construção da 2ª etapa da TransCarajás,

Urna eletrônica completa 29 anos como símbolo de inovação e segurança nas eleições brasileiras

A urna eletrônica completa 29 anos de existência neste 13 de maio de 2025, consolidando-se como um dos símbolos mais importantes da modernização do processo

Câmara Federal: Arthur Lira repreende Nikolas Ferreira por discurso preconceituoso

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou nesta quarta-feira a atitude do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). “O Plenário da Câmara dos Deputados

Equatorial Pará monta plano de operação para o Carnaval 2023

A Equatorial Pará montou um plano de operação para o Carnaval, que funcionará de 18 a 21 de fevereiro, e garantirá a segurança e a