Governo do Pará reforça ações de segurança e envia tropa ao DF

Seguindo o exemplo de diversos outros entes federativos, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou em suas redes sociais ontem mesmo, 08, o envio de tropas especiais da Segurança Pública para Brasília, com finalidade de reforçar o policiamento e garantia da ordem na capital federal. Segue abaixo release enviado pela comunicação do Governo do Pará ao Blog do Branco.

“O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), junto aos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) e parceiros, reforçou o policiamento ostensivo, a viabilidade do trânsito nas principais vias e monitora, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, toda a movimentação em frente a quartéis e rodovias na capital e no interior do Estado em razão das manifestações ocorridas desde a tarde deste domingo (08), em Brasília.

Agentes da Polícia Militar, por meio das tropas especializadas, além do Departamento Estadual de Trânsito, Guarda Municipal de Belém e Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém reforçam a segurança e ordenam o trânsito na avenida Almirante Barroso, a fim de garantir a ordem e a fluidez no trânsito, onde alguns manifestantes estão concentrados.

Em suas redes sociais, o governador Helder Barbalho repudiou os atos ocorridos no Distrito Federal e se manifestou. “Nossas forças de segurança estão mobilizadas e não aceitaremos este tipo de situação no Pará. Aqui é Lei e Ordem”, disse.

O Chefe do Executivo acrescentou ainda que, “O Governo do Pará está enviando para Brasília 60 Polícias do Comando de Missões Especiais e Batalhão de Choque em apoio ao Governo Federal para ajudar o país a voltar à normalidade. Não podemos aceitar atos terroristas e temos que nos unir em favor da Democracia”.

Para garantir a celeridade e as articulações das ações integradas dos órgãos de segurança pública, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, garantiu que o monitoramento já está ocorrendo 24h a partir do CICC e que os órgãos de segurança estão aptos para atuar diante de qualquer necessidade no Estado.

“Vamos instalar o gabinete de crise na manhã desta segunda-feira (09), para manter a vigilância, assim como alinhar decisões estratégicas para execução de todas as ações que forem necessárias em nosso Estado. Nós reiteramos que estamos prontos para garantir a ordem, a segurança e o direito de ir e vir da população, portanto estamos atuando com equipes nas ruas, outras no monitoramento de imagens, além das ações de inteligência”, afirmou o titular da Segup.

Monitoramento

Por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos, os agentes acompanham, em tempo real, as principais vias da capital e rodovias no interior do Estado, garantindo a segurança de todos que circulam em torno das vias bem como, adotando comandos necessários, se houver necessidade.

Integração e reforço

Agentes da Polícia Militar, por meio de tropas locais e especializadas, além do Departamento de Trânsito Estadual, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal permanecem monitorando a Avenida Almirante Barroso e outras vias da capital, bem como as Rodovias Federais junto à Polícia Rodoviária Federal. Além disso, agentes da Polícia Civil também reforçaram o efetivo e ações em unidades policiais em apoio às equipes das ruas”.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Empossado o novo gestor da Saúde de Parauapebas

Em evento realizado no Centro Administrativo, na manhã dessa terça-feira, 21, o Prefeito Darci Lermen deu posse a Gilberto Laranjeiras que assume como secretário de

Prefeitos eleitos tomam posse em 5.472 municípios; 96 ficam pendentes

Os novos prefeitos de 5.472 municípios brasileiros tomam posse nesta sexta-feira, 1º, para um mandato de quatros anos, após terem sido eleitos com a maioria

Dívida Pública Federal sobe e fecha 2022 em R$ 5,9 trilhões

O estoque da Dívida Pública Federal (DPF) subiu 1,37% em dezembro e fechou o ano de 2022 em R$ 5,951 trilhões. Os dados foram divulgados

Eleições 2020 – Os partidos e Suas Comissões Provisórias

Como é do conhecimento de todos, além de 2020 ser um ano bissexto, em 04 de outubro teremos eleições municipais, onde serão eleitos prefeitos e

Curionópolis: Gestão de Mariana Chamon conquista prêmio Boas Práticas do TCM

Curionópolis alcançou um marco histórico ao conquistar o Prêmio de Boas Práticas do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), sendo o único município

CMP: Graciele Brito propõe ações para fortalecimento Educacional e Sustentável

A vereadora Graciele Brito (União) apresentou duas indicações na Câmara Municipal que visam melhorar a educação e promover sustentabilidade no município. Na Indicação nº 381/2025,