Na data corrente, o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, comemora 45 anos. Em momento festivo, o mandatário estadual entregou ontem, 17, uma importante obra de infraestrutura na capital paraense: etapa final da macrodrenagem do Canal da Mundurucus, em Belém. O trecho entre a Passagem Bom Jesus e a Travessa Teófilo Condurú recebeu os serviços de retificação de 400 metros de canal, drenagem e pavimentação asfáltica.
O canal faz parte das obras da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e vai beneficiar mais de 300 mil pessoas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos.
Na manhã de hoje, 18, data de sua passagem de ano, Helder reuniu diversas autoridades para entregar a população da capital paraense o Hospital de Pronto Socorro, localizado na Avenida Augusto Montenegro, conhecido por ser o último corredor de expansão de Belém.
Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro, em Belém, com regime de “portas abertas” e funcionamento nas 24 horas. Considerado um dos mais modernos equipamentos públicos de saúde do País, a unidade de saúde está recebendo os serviços finais de montagem de equipamentos, testagem dos sistemas de refrigeração e climatização, finalização da rede elétrica, calçamento, limpeza de obra, gramado e outras ações de acabamento.
Obra do governo construída pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a nova unidade hospitalar tem 28.595,00 metros quadrados (m²) e três níveis – térreo, pavimento superior e subsolo para estacionamento –, garantindo um ponto de referência para atendimentos de urgência e emergência, ao reforçar a estrutura pública da Região Metropolitana de Belém, sobretudo dos bairros do entorno, como Bengui e Mangueirão, e distritos de Icoaraci e Outeiro, sem a necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica.
Leitos – O Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro tem salas de cirurgia e espaços para atendimentos de média e alta complexidade. Os 115 leitos estão assim distribuídos:
• Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) infantil e adulto;
• Emergência;
• Indução/Recuperação pós-anestésica (RPA);
• Isolamento;
• Boxes de pronto atendimento;
• Quartos de urgência;
Infraestrutura setorizada – Dividido em três zonas, o Novo Pronto Socorro oferece áreas para exames de imagem, cirurgias e pequenos procedimentos, UTI, exames laboratoriais e atendimento de urgência e emergência.
As zonas garantem plena funcionalidade, de forma que o acesso aos espaços pelos pacientes – tanto na ala adulta, quanto na pediátrica -, acompanhantes, equipe hospitalar, outros funcionários e ambulância seja feito com total segurança.
As ambulâncias terão acesso pelos portões independentes, sem obstáculos e cruzamento de pedestres, garantindo rapidez no desembarque de pacientes de emergência. Em seguida, o veículo estacionará em área exclusiva ou sairá para atender nova ocorrência.
Estacionamento – A unidade conta ainda com área para intervenções futuras, espaço de ensino para médicos residentes e local de estacionamento com 563 vagas padrão, 24 vagas para idosos, oito vagas para Pessoa com Deficiência (PcD) e 43 vagas para motocicletas.
“A obra do Novo Pronto Socorro de Belém está na fase final. As equipes da Seop estão no local para dar toda celeridade a esse processo. É um equipamento que vai descentralizar os serviços de saúde pública e, com isso, melhorar a rede hospitalar para a população, desafogando o sistema na região da Grande Belém. É o Governo do Pará levando mais saúde para todos os cantos do Estado”, ressalta o secretário-adjunto da Seop, Gilmar Mota.
Com contribuições de Lucas Freitas e Gustavo Pêna – Ascom/Seop
Imagem: Isto É.