Helder Barbalho destaca protagonismo da Amazônia em encontro com empresários, promovido pelo Brazil Journal

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta quinta-feira (13), de um almoço promovido pelo Brazil Journal, influente veículo de comunicação entre executivos e investidores do país. O encontro, realizado na EY House, em Belém, durante a programação da COP30, reuniu mais de 20 executivos de grandes empresas para debater bioeconomia, investimentos sustentáveis e o protagonismo da Amazônia na agenda climática global.

Durante o encontro, o governador Helder Barbalho ressaltou o papel central da Amazônia nas discussões climáticas e o avanço das negociações globais da COP30.

“Temos uma presença extraordinária de delegados — são 194 países debatendo o futuro da humanidade. Essa COP entra para a história por fortalecer a floresta, a biodiversidade e a necessidade de agir de forma concreta diante das mudanças climáticas”, afirmou o governador do Pará.

Diálogo sustentável

Com foco em fortalecer a cooperação entre o setor privado e o poder público, o encontro buscou construir soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável, destacando o Pará como território estratégico para investimentos verdes e para a nova economia baseada na natureza.

Helder Barbalho também reforçou o compromisso do Pará em liderar a transição para uma economia verde, com foco na bioeconomia e em soluções baseadas na natureza.

“O Pará é hoje exemplo de um estado amazônico que busca construir desenvolvimento sustentável, colocando a floresta viva e produtiva no centro das soluções para o futuro. Os países desenvolvidos precisam assumir responsabilidades e apoiar financeiramente nações que, como o Brasil, preservam grandes biomas. É fundamental investir em soluções que valorizem a floresta e reduzam emissões, fortalecendo o mercado de carbono e a bioeconomia”, destacou o governador paraense, anfitrião da COP30.

Finanças e sustentabilidade

A editora do Brazil Journal, Fabiane Stefano, explicou que o encontro marcou a primeira vez que o veículo realiza o evento “Connections” fora de São Paulo, levando o diálogo entre o mercado financeiro e a agenda climática para o coração da Amazônia.

“Nosso objetivo é promover uma conversa de altíssimo nível entre o setor privado e o poder público, conectando o que está sendo discutido na COP com as decisões que moldam o futuro dos investimentos sustentáveis”, destacou Fabiane.

Compromisso com a bioeconomia

A vice-presidente de Sustentabilidade, Reputação e Jurídico da Natura, Ana Costa, ressaltou a importância do encontro como espaço de diálogo e reconhecimento ao papel do Pará na construção da agenda verde.

“Foi um momento importante de troca e de valorização do que o governo do Estado vem fazendo, especialmente com o Parque de Bioeconomia. A Natura está presente no Pará há 25 anos e acredita que é possível unir progresso, prosperidade e preservação, mostrando a bioeconomia na prática”, afirmou.

O CEO da Aegea, Radamés Casseb, também destacou a relevância de encontros como esse para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

“Levar saneamento básico à Amazônia é uma das formas mais estruturantes de promover justiça social, resiliência climática e preservação ambiental. É preciso unir inovação, engenharia adaptada e cooperação entre empresas e governos para transformar essa realidade e gerar prosperidade no território”, disse Casseb.

Diálogo para o futuro da Amazônia

O encontro promovido pelo Brazil Journal durante a COP30 reforçou o papel do Pará como referência em desenvolvimento sustentável e consolidou o estado como ponte entre o setor privado, o poder público e a comunidade internacional na construção de soluções para o futuro do planeta.

Por Por Denise Soares (SECOM)

Imagem: Marcelo Lelis (Agência Pará)

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Pesquisa Doxa: Márcio Miranda chegou. E agora?

Na manhã de hoje, 21, a Doxa divulgou a sua segunda pesquisa ao governo do Pará. Os resultados não são nem um pouco favoráveis ao

TSE finalizou teste de segurança de urnas eletrônicas

Em meio ao processo de constantes ataques à segurança dos dados nas urnas eletrônicas, colocando em xeque a confiabilidade do sistema, com claro objetivo de

Parauapebas: campanha para a PA-275 ser chamada Rodovia Faisal Salmen

O último sábado,(27) foi repleto de emoção e saudades! A campanha Faisal Sempre, foi às ruas para recolher assinaturas de apoio à nomeação da PA

Canaã: servidores da Câmara levam solidariedade e alegria ao Vale da Benção no “Natal da Família 2025”

A praça do bairro Vale da Benção se transformou em um verdadeiro cenário natalino nesta segunda-feira, recebendo mais uma edição do projeto “Natal da Família

“Novo Brasil” pode gerar 2 milhões de empregos, impulsionar PIB e reduzir emissões do curto ao longo prazo

O estudo Impactos do Plano de Transformação Ecológica foi apresentado, na terça-feira (12/8), no auditório do Tesouro Nacional, em Brasília. Inédita, a pesquisa foi desenvolvida

Comissão da Alepa debate e fiscaliza cumprimento de condicionantes impostas para Usina Hidrelétrica Belo Monte

Com o objetivo de supervisionar e fiscalizar o cumprimento dos ajustes estabelecidos para a Usina Hidrelétrica Belo Monte, a Comissão de Representação Parlamentar da Assembleia