Helder Barbalho e Arnold Schwarzenegger debatem protagonismo subnacional e nova economia verde para florestas tropicais

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta sexta-feira (25), em São Paulo (SP), do encontro “Diálogo sobre protagonismo subnacional em clima e florestas para uma nova economia em regiões de floresta tropical”, ao lado do ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. A agenda fez parte da programação paralela do Expert XP 2025, e reuniu integrantes da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), rede internacional formada por governos subnacionais de regiões tropicais comprometidos com a preservação das florestas, o desenvolvimento de economias sustentáveis e o acesso a financiamento climático.

Durante o encontro, Helder Barbalho defendeu que os estados da Amazônia têm papel estratégico no enfrentamento das mudanças climáticas e devem ser protagonistas na formulação de soluções baseadas na floresta viva, aliando preservação ambiental e desenvolvimento social. “Só conseguiremos preservar a Amazônia se os povos da Amazônia estiverem preservados. O mundo precisa compreender que colaborações ambientais precisam ter a reciprocidade da colaboração social”, afirmou o governador, que preside atualmente o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.

Firmeza contra ilegalidades – Helder Barbalho também destacou os avanços do Pará no combate ao desmatamento e apresentou as principais estratégias do Estado para consolidar uma nova economia verde, baseada na valorização da floresta em pé. “Em 2018, o Pará perdeu 4.400 km² de floresta em um ano. Em 2025, reduzimos esse número para 1.400 km². Isso representa uma queda de 70% no desmatamento. Esse resultado é fruto de uma atuação firme contra as ilegalidades ambientais e da construção de soluções que aliam proteção ambiental, inclusão social e geração de oportunidades”, reiterou.

O governador convidou Schwarzenegger para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém, e apresentou o evento como uma janela de oportunidades para ampliar a mobilização global em torno da bioeconomia, da restauração florestal e do mercado de carbono.

Arnold Schwarzenegger, que governou a Califórnia entre 2003 e 2011, é um dos principais defensores da atuação dos governos subnacionais na agenda climática global. Ele destacou que esses entes estão mais próximos dos territórios e das comunidades e, por isso, têm maior capacidade de implementar políticas públicas eficazes para enfrentar os desafios ambientais. “Os governos subnacionais conhecem a realidade dos territórios, e estão mais próximos da população. São eles que fazem acontecer. É fundamental que tenham voz e protagonismo nos debates globais sobre clima e meio ambiente”, reforçou.

O ex-governador também ressaltou que a COP30 tem potencial para ser um marco no engajamento da sociedade com a pauta climática. “A COP30 tem potencial para ser um divisor de águas. Se quisermos mudanças reais, precisamos conectar o debate climático com as pessoas, com o cotidiano, com as soluções que fazem sentido na vida real”, acrescentou.

Também participaram do evento os governadores do Amazonas, Wilson Lima, e de Rondônia, Marcos Rocha, além de representantes dos governos do Amapá, Mato Grosso e Tocantins, todos integrantes da GCF Task Force. O grupo reúne atualmente 43 estados e províncias de 11 países, que juntos somam mais de um terço das florestas tropicais do planeta.

Por secom – Governo do Pará 

Registro: Jonathan Pinto 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Parauapebas: após meses de teatro, vereador pode aderir à base do prefeito Aurélio Ramos

Corre pelos corredores da política parauapebense que o vereador Sargento Nogueira (Avante), mais conhecido como “Chapolin Colorado”, estaria prestes a trocar o figurino da oposição

O governo da “oportunidade” em modo pretérito

O atual cenário político de Parauapebas é o retrato fiel de uma das músicas mais famosas de Cazuza, intitulada de “O tempo não para”. O

Parauapebas recebe treinamento do Cadastur e mapeia demandas por cursos

Desde segunda-feira (14) e até sexta-feira (18), uma equipe da Gerência de Qualificação dos Serviços Turísticos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está no

Alepa aprova criação de Superintendência da Polícia Civil em Parauapebas

Com forte atuação nos bastidores do deputado Ivanaldo Braz (PDT), PL que cria uma Superintendência de Polícia Civil em Parauapebas é aprovado, medida que irá

Eleições 2020: candidatos a vice-prefeito de Parauapebas somam R$ 14,3 milhões em bens declarados

Dando continuidade ao processo de divulgação dos bens registrados dos candidatos majoritários, o Blog divulga agora o volume de patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral

Eleições 2022: Doxa apresenta os possíveis deputados estaduais eleitos no Pará

Dando continuidade aos estudos dos cargos proporcionais, Doxa publica pesquisa para deputado estadual, baseado em duas pesquisas estaduais realizadas nos meses de agosto e setembro.