Ontem, 14, no Salão de Atos do Palácio do Governo, o governador Helder Barbalho nomeou Clay Chagas e Ilma Pastana aos cargos de reitor e vice-reitora, respectivamente, da Universidade Estadual do Pará.
Chagas e Pastana representaram a Chapa 1, da situação, que foi a mais votada na consulta pública realizada junto à comunidade acadêmica no último dia 02. Os referidos gestores obtiveram 52,22%, portanto vencedores para gerir a Uepa no quadriênio 2025/2029. Um total de 8.849 pessoas que compõe a comunidade acadêmica participaram do processo democrático, em um processo eleitoral que envolveu 190 seções distribuídas entre 51 municípios paraenses, onde a universidade possui campi ou oferta cursos por meio de programas especiais, ou de pós-graduação. O resultado foi homologado pelo Conselho Universitário (Consun) na última sexta-feira, 11 de abril.
Em seu discurso, o governador Helder Barbalho reconheceu a importância dos trabalhos de Clay e Ilma, que colocaram a Uepa em outro patamar. Desejou aos dois sucesso e que os avanços continuem.
“Avançamos muito em políticas afirmativas, infraestrutura nos campi e a comunidade mostrou o resultado. A gente espera, nesse momento, poder retribuir todo esse apoio que está sendo dado pela comunidade acadêmica, mas também pelo Governo do Estado, e poder levar mais quatro anos de amplo desenvolvimento para a universidade e, consequentemente, o estado do Pará”, afirmou Clay Chagas em seu discurso de recondução ao cargo de reitor.
Clay Chagas e Ilma Pastana segue no comando da Uepa até 2029.
Com informações de Marília Jardim – Uepa (adaptado pelo Blog do Branco)
Imagem: Marco Santos (Agência Pará)



