Futuro de Biden

COMPARTILHE:

Amanhã, 08, o Congresso Americano, aquele invadido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, terá um dia decisivo. Ocorrerá a eleição do que se chama por lá “meio de mandato”, quando o eleitorado norte-americano elegerá deputados e senadores. Além disso, em 36 estados, dos 50, ocorrerão escolhas de governadores.

Esse processo eleitoral decidirá o futuro do governo do presidente Joe Biden, do Democrata. O citado partido reúne uma pequena vantagem sobre os republicanos na Câmara dos Deputados, que soma 435 cadeiras (220 x 212). As três vagas que sobram ocorreram por renúncia ou morte. No Senado, que possui 100 vagas, há, atualmente, um empate. Ambos os partidos possuem 50 cadeiras, todavia, pela legislação do país, a vice-presidente Kamala Harris, tem um voto, portanto, os democratas ficam em vantagem.

Há, pelo menos, três cenários: 

1 – Democratas vencem as eleições para o Congresso, o que facilitaria o prosseguimento do governo Biden;

2 – Republicanos vencem nas duas Casas Legislativas, o que inviabilizaria o atual governo, criando muitas dificuldades. O que facilitaria o retorno do partido;

3 – Republicanos vencem um uma Casa, o que seria algo difícil para o atual governo, mas menos desastroso do que o cenário anterior.

O que os especialistas afirmam é que o cenário três, tende a ser o mais próximo da realidade. Caso aconteça, será uma derrota (a de menor impacto) ao governo de Joe Biden. A questão é que o atual governo democrata segue abaixo da expectativa. Mal avaliado, altamente questionado, gerando uma péssima avaliação. Tudo isso por dois motivos claros: a economia (inflação alta, desemprego elevado, alta taxa de juro) e a divisão política do país.

Atualmente, o partido Republicano está dividido. Dentro dele há uma ala extremista em níveis diferentes. Nos últimos anos nasceu o “Trumpismo”, eleitores republicanos que não fazem questão de seguir o partido, pois seguem o ex-presidente. É esse grupo, numeroso por sinal, que vem tumultuando o processo eleitoral do país e mantendo o discurso de fraude na eleição presidencial de 2020.

O mundo acompanha atento a eleição legislativa e executiva (em alguns estados) nos Estados Unidos. O que será do governo Biden? A possível vitória dos Republicanos, poderá possibilitar o retorno de Trump à Casa Branca, em 2024?

Nas próximas horas saberemos…

O blog no X