IBRAM: Nota de Falecimento – Raul Belens Jungmann Pinto

Com imenso pesar, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) comunica o falecimento de Raul Belens Jungmann Pinto, diretor-presidente da instituição, ocorrido em 18 de janeiro de 2026, em Brasília. Em atenção a um desejo de Raul Jungmann, o velório ocorrerá em cerimônia reservada a familiares e amigos próximos.

Pernambucano, Raul Jungmann dedicou mais de cinco décadas à vida pública brasileira, atuando com integridade, espírito republicano e um compromisso inabalável com a democracia, o desenvolvimento sustentável e o diálogo.

Ao longo de sua trajetória, ocupou funções de grande relevância nacional, entre elas a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), três mandatos como deputado federal e quatro ministérios – Política Fundiária, Desenvolvimento Agrário, Defesa e Segurança Pública. Em 2022, assumiu a presidência do IBRAM, liderando uma importante agenda de transformação do setor mineral, pautada pelos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e pela defesa de uma mineração mais responsável e alinhada aos desafios do século XXI.

Sob sua liderança, o IBRAM fortaleceu seu protagonismo institucional e seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade, a inovação e o papel estratégico dos minerais na transição energética global.

Jungmann será lembrado por sua competência, visão estratégica, capacidade de articulação e pelo legado de diálogo e ética que deixa não apenas na mineração, mas em toda a vida pública brasileira.

Para Ana Sanches, presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Raul Jungmann foi um homem público de estatura singular, defensor firme da democracia e profundamente comprometido com o Brasil e com o interesse público. Segundo ela, à frente da Diretoria Executiva do Instituto, Jungmann conduziu a entidade por um período decisivo, fortalecendo o IBRAM e beneficiando todo o setor mineral, período este marcado pelo diálogo, pela visão estratégica e pela integridade.

Seu legado constitui um marco na história do Brasil, do IBRAM e da indústria da mineração.

Neste momento de profunda tristeza, o IBRAM manifesta solidariedade à família, amigos e colegas de jornada, agradecendo por tudo que Raul Jungmann representou para o Brasil, ao setor mineral e ao Instituto.

Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Contando e buscando votos

Flávio Dino tem reconhecido saber e conhecimento jurídico. Sua biografia é elogiável, uma das melhores entre os auxiliares diretos do presidente Lula (PT): formou-se em

Chegou a hora da decisão

Amanhã, 16, inicia a campanha eleitoral pra valer, pois os candidatos poderão ir às ruas, pedir voto e distribuir materiais aos eleitores. Na próxima semana,

Seplad entrega à Alepa o PPA 2024-2027

Após contar com a colaboração da sociedade paraense em audiências públicas realizadas nas 12 regiões de Integração do Estado, o projeto de lei do Plano

Congresso deve promulgar reforma tributária ainda em 2023

Considerada uma das agendas prioritárias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo semestre legislativo, a Proposta de Emenda à

Governo do Pará lança Enem Pará Digital 2021

Na noite desta quinta-feira (19), os estudantes que estão se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vão ganhar um

Nove indicações são debatidas e aprovadas na 2ª Sessão Ordinária de 2025

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, às 18h, a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou sua 2ª sessão ordinária no plenário Sebastião Bruno