Inflação volta a subir em setembro, com alta de 0,48%

A inflação oficial brasileira voltou a subir em setembro, pressionada pelos custos da energia elétrica. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) havia recuado 0,11% em agosto. Contudo, avançou 0,48% em setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com isso, a inflação oficial passou a acumular uma alta de 3,64% no ano e de 5,17% nos últimos 12 meses.  O resultado segue, portanto, acima da meta de inflação perseguida pelo BC (Banco Central), que é de 3% em 12 meses, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%.

Impacto nos juros

O IPCA de setembro, contudo, veio abaixo do esperado pelo mercado, que projetava uma alta de 0,52% da inflação no mês. A “surpresa” pode favorecer a curva de juros. Afinal, o BC tem mantido os juros altos justamente para conter a inflação e as expectativas de inflação.

Segundo analistas, é possível que as expectativas de inflação deste ano voltem a cair no próximo Boletim Focus diante desse resultado. A Ativa Investimentos, por exemplo, projeta um IPCA de 4,4% para 2025, mas disse que esse número “ganha contornos mais baixistas” agora. A casa ainda afirmou que o IPCA de setembro “favorece as visões que apontam para um início precoce do próximo ciclo” de corte dos juros.

Atualmente, o mercado espera que a Selic fique em 15% até o final do ano, começando a cair apenas em 2026. Há dúvidas, no entanto, sobre o momento em que os juros começarão a ceder no próximo ano.

O que pesou na inflação?

A conta de luz foi a grande vilã da inflação em setembro, segundo o IBGE. O preço da energia elétrica residencial havia recuado 4,21% em agosto, devido à incorporação do Bônus de Itaipu nas contas de luz.

O desconto, no entanto, não se estendeu para setembro. Além disso, a conta de luz seguiu na bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do país. E a tarifa ainda subiu em três capitais brasileiras: São Luís, Vitória e Belém.

Por isso, o preço da energia elétrica disparou 10,31% em setembro, pesando sobre o IPCA. Os combustíveis também ficaram mais caros em setembro, com exceção do gás veicular, que caiu 1,24%. O etanol, por exemplo, subiu 2,25%. Já a gasolina avançou 0,75% e o óleo diesel, 0,38%.

Alimentos mais baratos

Já a inflação do grupo de alimentação e bebidas recuou pelo quarto mês consecutivo em setembro. O baque foi de 0,26% desta vez e reflete, sobretudo, o custo da alimentação no domicílio. Entre os itens que mais baixaram de preço, estão tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%), batata-inglesa (-8,55%) e arroz (-2,14%). 

Já as frutas (2,40%) e o óleo de soja (3,57%) ficaram mais caros, assim como alimentação fora do domicílio (0,11%).

Veja como os grupos do IPCA se comportaram em setembro:

  • Habitação: 2,97%;
  • Vestuário: 0,63%;
  • Despesas pessoais: 0,51%;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,17%;
  • Educação: 0,07%;
  • Transportes: 0,01%;
  • Comunicação: -0,17%;
  • Alimentação e bebidas: -0,26%;
  • Artigos de residência: -0,40%.

Por Marina Barbosa (Investidor 10)

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Disque Denúncia de combate à corrupção eleitoral já está funcionando

A partir de ontem, 05 de outubro, começou a funcionar o Disque Denúncia de Combate à corrupção eleitoral que receberá denúncias sobre crimes eleitorais e

Governo amplia isenção do IR para quem recebe até dois salários mínimos

Em cumprimento à política de valorização do trabalhador, o governo determinou novo aumento da faixa de isenção da cobrança do Imposto de Renda do cidadão

Eleições 2024: em Marabá, pesquisa aponta liderança de Chamonzinho, porém com diferença menor

O Blog do Branco recebeu levantamento da Paraná Pesquisas, que está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o n.º PA-08120/2024, em que foram entrevistadas

Kim Jong-Un faz vistoria em fábricas de armamento

O líder norte-coreano Kim Jong-Un vistoriou neste fim de semana fábricas de armamentos que produzem rifles e lançadores de foguetes. A informação foi publicada nesta

Na guerra dos números na disputa pelo governo do Pará, Doxa e Ibope ficaram no empate

Conforme publicado em alguns textos anteriores neste blog, ocorria uma outra disputa nos bastidores, além da oficial protagonizada pelos candidatos Helder Barbalho (MDB) e Márcio

Capanema: Instituto Ercília Nicodemos reinaugura sede

Na manhã da última sexta-feira (15), foi reinaugurada a sede do Instituto Ercília Nicodemos, no município de Capanema, nordeste paraense. A deputada federal Renilce Nicodemos,