Iniciarão as obras de hospital particular de grande porte em Parauapebas

O Blog do Branco anunciou no dia 14 de fevereiro do corrente ano, que a direção do Hospital Porto Dias (HPD) estava decidida a construir duas novas unidades de alta complexidade no interior do Pará. Os municípios que foram definidos como os que iriam receber unidades hospitalares da rede foram Barcarena (100 leitos) e Parauapebas (150 leitos).

Todavia, há um enorme caminho entre pretensão (mesmo com o anuncio público) e o início das obras. A referida matéria, inclusive, foi bem acessada, incluindo mensagens de leitores interessados em mais detalhes sobre o tal empreendimento de saúde na capital do minério.

Pois bem, no último dia 13, o prefeito Darci Lermen (MDB) visitou a área onde será construído o mais novo Hospital Porto Dias. Na oportunidade, o mandatário municipal esteve acompanhado pelos doutores Antônio e Diogo, proprietários da referida rede hospitalar. O local definido será na margem à margem da rodovia PA-275, entre um supermercado e uma concessionária de veículos, antes de chegar ao shopping, no sentido de saída da cidade.

“Nós enxergamos Parauapebas como um polo de crescimento regional e decidimos instalar aqui a nossa primeira unidade fora de Belém. Será um hospital completo, com todas as especialidades para realizar a medicina da mais alta complexidade e de qualidade” afirmou Diogo.

Inaugurado em 1995, o Hospital Porto Dias é referência em tratamentos de alta complexidade. Como um hospital geral de elevado padrão, engloba moderna infraestrutura, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados. A preocupação com a humanização e a qualidade do atendimento está presente em todas as atividades exercidas.

O Hospital Porto Dias é referência médica em tratamentos de média e alta complexidade pelo elevado padrão, moderna infra estrutura, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, representando o centro mais completo em Urgência e Emergência do Estado com mais de 100.000 pacientes atendidos em nossas unidades, média de 7.500 atendimentos de urgência e emergência/mês, 750 cirurgias/mês e 1.200 internações/mês realizadas.

Em sua linha do tempo inicia em 1995, com a inauguração de sua clínica com 22 leitos com foco em traumatologia e diagnósticos por imagem (RX e TC); em 1998 a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) começa a funcionar e mais 14 leitos para atender traumatologia; em 2002 inaugura o Bloco A, com um total de 120 leitos, ampliação do Bloco Cirúrgico e mais 24 vagas de UTI, passando a oferecer os seguintes serviços diagnósticos: tomografia, ressonância magnética, cateterismo, ultrassonografia, mamografia e métodos gráficos.

Em 2005 foi inaugurado o Bloco B; em 2010 o Bloco C (expansão do setor administrativo). Um ano depois, inaugura o novo prédio do Hospital Porto Dias, agora com 34 mil metros quadrados divididos em 22 pavimentos.

Portanto, em breve (ainda sem data definida de funcionamento), Parauapebas, o quinto maior município paraense em população e o de segundo maior Produto Interno Bruto (PIB), contará com um hospital privado moderno e que atenderá a alta complexidade.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2022: o que faz um deputado federal?

Ontem, 16, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 10.299 o quantitativo de candidatos inscritos para concorrer as 513 vagas na Câmara dos Deputados nas eleições

Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Em meio à guerra na Ucrânia, a Rússia assumiu no último sábado (1°), a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU pelo prazo de

Eleições 2024: Pará registra o quarto caso de atentado político em pouco mais de um mês de campanha

O Pará se tornou um exemplo no combate ao crime quando se compara os dados estatísticos da segurança pública de modo geral. Todavia, o processo

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em fevereiro de 2025

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Mesmo no comando da Presidência da República, PT ganhou poucos filiados em 2023

O novo mandato de Lula (PT) na Presidência da República não serviu para aumentar a lista de filiados ao Partido dos Trabalhadores até o momento.

Jatene usará novamente a tática “Boi de Piranha”?

Em 2018, Simão Jatene então governador do Pará, articulava para se candidato a senador da República, se desincompatibilizando do cargo assim como o seu então