Maquivalda vem aí!

Ontem, 15, as redes sociais parauapebenses foram tomadas pela notícia que a ex-secretária de Habitação de Parauapebas, na gestão Valmir Mariano, assumiu a direção municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Parauapebas. A legenda que passou bom tempo sob a tutela do ex-vereador Horácio Martins, e que estava sendo atualmente dirigida por Orlene Martins, sua esposa, trocou de comando.

Maquivalda Barros assumiu a citada legenda. Ela é esposa do vereador Ivanaldo Braz (PDT), atual presidente do parlamento municipal. Barros foi muito bem avaliada quando esteve à frente das políticas habitacionais da “capital do minério”. Sob sua gestão diversos projetos foram realizados: Alto Bonito (2400 unidades), Vila Nova (650 unidades), Vale do Sol (500 unidades) e Nova Carajás (1194).

Vale lembrar que o PDT se destacou nas últimas eleições municipais. A legenda elegeu dois vereadores: Braz (mais votado com 3.988 votos) e Joel do Sindicato (2.024 votos), além de contar em suas fileiras com o vice-prefeito João Trindade do Verdurão. Como dito, o partido dirige o Poder Legislativo parauapebense.

Quem acompanha os bastidores políticos de Parauapebas sabe que Maquivalda Barros é a grande operadora política do grupo político de seu esposo, o vereador Braz. A nova dirigente do PDT controla com mãos de ferro o mandato do marido, além de determinar diversos direcionamentos e ações. O grupo tem sob seu controle a Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) que ainda conta com a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Braz foi o vereador mais votado. O seu quantitativo de votos (3.988) foi expressivo para o padrão de eleição proporcional municipal (altamente pulverizada) em Parauapebas. Barros foi incansável na eleição. Indiscutivelmente possui habilidade política e sua ida para o comando do PDT é mais uma etapa da estratégia política montada por ela e seu marido. O que esperar para 2022? O que está se desenhando para 2024?

No fim do ano passado, o Blog do Branco fez de forma exclusiva, entrevista com vereador Ivanaldo Braz (leia aqui), oportunidade em que se tratou de diversos assuntos, entre eles a questão da eleição municipal de 2024. O recém-eleito vereador deixou claro no citado processo dialético, a sua intenção de, quem sabe, e se “Deus permitir” (segundo o próprio), ser prefeito de Parauapebas.

Maquivalda Barros ao assumir o comando municipal do PDT em Parauapebas, deixa claro que o seu grupo político está se articulando para voos maiores. O Blog do Branco “cantou a pedra” lá atrás. A ver.

#veja mais

Eleições 2022: a retroescavadeira e o tabuleiro político de Parauapebas

Na última quarta-feira, 30, o empresário do ramo de máquinas pesadas, João Vicente Ferreira do Vale, conhecido como “Branco da White”, até então o presidente

Desemprego cai a 6,6% no trimestre até agosto, menor nível da série histórica para período, diz IBGE

A taxa de desemprego caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto, sendo a menor taxa para um trimestre encerrado no mês na série histórica

Financiamento da ilegalidade

Em 2020, foram mais de R$ 400 mil doados por empresários do setor mineral para prefeitos e vereadores que disputaram cargos nas cidades de Itaituba,

Alepa: Parlamentares aprovam projetos para coibir abusos financeiros, incentivar educação histórica e promover turismo sustentável

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta terça-feira (11), três propostas parlamentares que impactam diretamente os direitos dos consumidores, a preservação da memória histórica

Pará encerrou o 1º semestre como o 5º maior exportador do Brasil

O Estado do Pará encerrou o primeiro semestre como o quinto maior exportador do Brasil, apresentando um valor acumulado de US$ 10.646.686.843 bilhões, equivalentes a

Eleições 2024: faltando seis dias o voto em trânsito não é permitido em pleitos municipais

No próximo domingo (6), data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, eleitoras e eleitores têm o direito de eleger novos representantes para os