Marabá: Pesquisa aponta cenário eleitoral difuso

COMPARTILHE:

MARABÁ, município da região Sudeste Paraense, é o quinto mais populoso do estado do Pará com mais de 270 mil habitantes, foi visitado pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados um total de 500 eleitores na primeira quinzena de abril. Nesse município, o atual prefeito, TIÃO MIRANDA, do PSD, vai defender seu legado histórico de secretário, vice-prefeito e prefeito, buscando emplacar seu sucessor, já que não pode mais participar do processo como candidato, uma vez que já foi reeleito na eleição de 2020. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho de Miranda e do governador Helder Barbalho (MDB).

Avaliação conceitual – Governo Tião Miranda

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Tião Miranda?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 45,8% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 21,0% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 32,9%.

Aprovação/Desaprovação do Governo Tião Miranda

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como o prefeito Tião Miranda vem governando o município, os números mostram que 70,6% aprovam o seu governo; enquanto 27,1% desaprovam. Outros 2,3% não se manifestaram.

Aprovação/ Desaprovação – Governo Helder Barbalho

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação do governo Helder. 74,9% dos eleitores de Marabá aprovam o governo de Helder; enquanto 22,5% desaprovam. Outros 2,6% não se manifestaram.

ELEITORAL: questão espontânea – Mais de 70% não indicam nome

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito aberto. Ainda não está na pauta dos eleitores o fator eleição. Tanto que os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 70,8%. Quanto aos nomes citados, o do prefeito Tião Miranda é que aparece em primeiro lugar com 13,5%; no entanto, o citado não pode mais ser candidato, uma vez que já foi reeleito. Depois de Tião aparece Toni Cunha (PSC) com 5,8%; em terceiro lugar vem Chamonzinho, do MDB, com 3,2%. Dr. Veloso (PDT) aparece com 2,6%, seguido pelo vereador Miguelito, do PP, com 1,4%. O deputado Dirceu Tem Caten (PT) está com 1,2%. O vice-prefeito, Luciano, do PSD, ficou com 0,6%. Márcio do São Félix (PSDB), Alécio Stringari (PDT) e Irismar Melo (PL) obtiveram 0,3% cada das intenções de voto na questão espontânea.

Onze nomes testados: Chamonzinho lidera

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos (Doxa testou 11 nomes), o deputado estadual Chamonzinho aparece com 12,3%, seguido por outro deputado estadual, Toni Cunha, que ficou com 9,8%. Dr. Veloso é o terceiro colocado com 7,2% das intenções de voto. Dirceu Tem Caten é o quarto colocado, aparecendo com índice de 6,1%. O atual vereador Miguelito é o quinto colocado com 5,0%. O atual vice-prefeito, Luciano, está com 4,0%. O vereador Alécio, presidente da Câmara Municipal, aparece com 2,9%. Outro vereador, Márcio do São Félix, ficou com 2,9%. Pedro Correa tem 1,7%, empatado com Irismar que obteve o mesmo percentual. Fernando Henrique é o último colocado com 1,2%. Os votos flutuantes ainda somam 45,2%.

Rejeição: em quem não se votaria para prefeito de Marabá:

Quando se trata de rejeição, o atual deputado estadual, Chamonzinho, aparece como o mais rejeitado, obtendo 9,2% de citações. O segundo nome mais rejeitado é do vereador Márcio do São Félix, 5,2%. Irismar, Alécio da Palmiteira, Luciano e Miguelito aparecem empatados em índices de rejeição, todos com 4,9%. Dirceu Tem Catem está com 4,3%; Fernando Henrique e Toni Cunha, ambos estão com 2,9% de rejeição. Fábio Moreira e Pedro Correa, também aparecem empatados com 1,4% de rejeição cada. Dr. Veloso é o menos rejeitado com 0,6%. Outros 30,1% não rejeitam nenhum dos nomes e 22,4% não souberam informar.

Com informações: Doxa Pesquisa (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no Twitter!