Mark Carney vence disputa partidária e se tornará próximo premiê do Canadá

Mark Carney foi eleito líder do Partido Liberal do Canadá em uma disputa que se arrastou por meses para substituir Justin Trudeau. Agora, ele deverá liderar o partido nas próximas eleições federais — que devem ser realizadas antes de outubro, mas podem ser convocadas muito antes — onde provavelmente enfrentará forte concorrência do Partido Conservador, que atualmente lidera nas pesquisas.

Enquanto Carney assumirá imediatamente como líder do Partido Liberal, Trudeau permanecerá como primeiro-ministro do Canadá por um período de transição ainda não revelado enquanto seu sucessor se estabelece.

Um dos maiores problemas que Carney já vai precisar enfrentar será o azedamento das relações do país com os Estados Unidos. O presidente dos EUA, Donald Trump, culpou repetidamente o Canadá pela imigração ilegal para os EUA, ameaçou transformar o Canadá em um 51º estado e impor tarifas altas sobre as importações canadenses, o que a Casa Branca diz ser necessário para conter o fluxo de fentanil através de suas fronteiras.

Os efeitos cascata das relações tensas se espalharam pela sociedade canadense, com fãs em jogos de hóquei e de basquete no Canadá até vaiando o hino nacional dos EUA.

Carney agora enfrentará o líder conservador Pierre Poilievre, que já foi comparado a Trump, mas agora busca se distanciar do líder dos EUA, reiterando em uma coletiva de imprensa no início desta semana que ele “não é MAGA”.

Em um comício neste domingo (9) antes da votação liberal, Poilievre fez comentários mordazes sobre Carney, um ex-governador do Banco da Inglaterra e do Banco do Canadá, retratando-o como um líder mal equipado para lidar com Trump.

“Trabalhando para Trudeau, Carney tornou o Canadá mais fraco e pobre; trabalhando para si mesmo, Carney tornou os Estados Unidos mais ricos e fortes”, disse Poilievre.

Nas últimas semanas, a liderança desfrutada pelos conservadores diminuiu à medida que Trudeau, Carney e outras figuras do Partido Liberal assumiram posições fortes na disputa comercial com os EUA.

Trudeau lidera o partido há mais de uma década. Ele levou os liberais ao poder em 2015, prometendo “caminhos ensolarados” para o Canadá e foi eleito mais duas vezes, mais recentemente em 2021, quando permaneceu no poder, mas perdeu sua maioria governante.

A saída iminente de Trudeau segue uma série de crises políticas, crescente descontentamento econômico e a renúncia surpresa de sua vice-primeira-ministra e ministra das finanças Chrystia Freeland — que também estava na corrida para sucedê-lo.

Planos para enfrentar Trump

Carney começou sua carreira em finanças e em 2019 foi nomeado Enviado Especial da ONU para Ação Climática e Finanças. Com base em sua experiência, Carney fez da energia limpa, das políticas climáticas e da prosperidade econômica para o Canadá algumas das facetas centrais de sua campanha.

Criado em Edmonton, Alberta, ao lançar sua campanha, Carney destacou seu papel em ajudar o governo a lidar com sua dívida durante a crise financeira de 2008 — e seu papel em conduzir a economia britânica durante o Brexit.

Carney se concentrou em trazer prosperidade econômica ao Canadá com a ajuda de seus recursos naturais, como minerais essenciais, e tornar o Canadá um líder em energia limpa, enfatizando que ser de baixo carbono ajudará o Canadá a ser mais competitivo. Ele propôs transferir o fardo financeiro do imposto sobre o carbono dos consumidores para as grandes corporações e disse que, sob sua liderança, o imposto que os consumidores canadenses e as pequenas empresas pagam sobre o combustível seria substituído por incentivos para reduzir as emissões de carbono.

Carney não se esquivou de perguntas sobre como lidar com o governo Trump. Desde que as tarifas dos EUA foram anunciadas no mês passado, Carney tem sido um defensor declarado de tarifas retaliatórias dólar por dólar que atingiriam os EUA duramente, mas teriam impacto mínimo no Canadá.

Com informações de CNN Brasil

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Isolamento da Incompetência

Jair Bolsonaro está isolado politicamente. Isto é fato. Não tem apoio da ampla maioria dos governadores. Alguns destes assumiram o protagonismo do combate à Covid-19,

Eleições 2022: Plano de Governo de Lula

Os candidatos ao registrarem suas candidaturas, apresentam os seus Planos de Governos, que nada mais são do que os registros das intenções do que fazer

Relação de “estica e puxa”

A relação entre o governador Helder Barbalho e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, ambos do MDB, sempre variou entre momentos de maior e menor

Marabá: cansa só servir

No último domingo, 17, como de costume, o Blog do Branco lançou mais uma edição das “Rapidinhas”, que trata dos bastidores da política. Foi tratado

Conforme adiantado pelo Blog do Branco, Anderson Moratório foi eleito presidente da CMP

Duas semanas antes da data de solenidade dos eleitos, evento ocorrido ontem, 01, o Blog do Branco tornou público que o vereador reeleito Anderson Moratório

Rapidinhas do Branco – CXLI

DOBRADINHA I Após longos dias de articulação, está confirmada a dobradinha entre Ivanaldo Braz (PDT) e Eugênio Gadelha (UB), com o apoio de uma das