Mesa Diretora da CMP convoca sessão extraordinária para amanhã (08)

Ontem (06), o vereador Sadisvan Pereira (PRD) protocolou junto a Secretaria Legislativa o Requerimento nº 01/2025 solicitando ao presidente da Mesa Diretora da Câmara de Parauapebas, vereador Anderson Moratório (PRD), a criação de precedente regimental para tratar da composição das Comissões Permanentes em sessão extraordinária e a regulamentação do recebimento de proposições pelo Primeiro Secretário durante o recesso legislativo.

O Requerimento do parlamentar foi embasado nos artigos 314, 315 e 316 do Regimento Interno da CMP. No documento, o vereador Sadisvan alegou a necessidade de votar a criação do precedente regimental devido a existência de proposições urgentes que foram enviadas pelo Poder Executivo à Casa Legislativa durante o período de recesso parlamentar.

Conforme explicou o vereador Sadisvan em sua justificativa, o artigo 147, § 2º, do Regimento Interno da Câmara determina que o recesso legislativo ocorra entre os dias 16 de dezembro a 14 de fevereiro. Porém, neste período o Poder Legislativo Municipal continua recebendo proposições que, muitas vezes, demandam tramitação urgente, o que impõe a necessidade de agilidade na organização das Comissões Permanentes, responsáveis pela análise de muitas dessas matérias. Isto porque, para votação dos projetos de lei que possuam urgência é imperativo o parecer dessas Comissões.

Diante do Requerimento, o presidente da Mesa Diretora editou o Ato da Presidência nº 02/2025, convocando os parlamentares para sessão extraordinária nesta quarta-feira, 8 de janeiro, às 17 horas. Para o presidente da Casa, Anderson Moratório, a convocação da sessão é para assegurar o bom andamento dos trabalhos no início da legislatura e para garantir a continuidade administrativa e operacional da Casa de Leis.

Caso haja a aprovação do Requerimento apresentado pelo vereador Sadisvan Pereira, que para ser aprovado necessita de quórum com maioria absoluta, ou seja, voto favorável de mais da metade do colegiadopoderá ocorrer outra sessão extraordinária para composição das Comissões Permanentes.

Com as Comissões compostas, a Mesa Diretora da CMP poderá convocar novas sessões extraordinárias para apreciação e votação dos projetos de lei enviados à Casa Legislativa pelo Poder Executivo, que contêm pedidos de urgência especial em seus regimes de tramitação.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2025)
Imagem: reprodução 
Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Campo Minado

Em 2021, o número de agressões a jornalistas e a veículos de comunicação manteve-se nas alturas e chegou a bater novo recorde: foram 430 casos,

Câmara dos Deputados aprovou urgência para projeto do novo arcabouço fiscal

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o projeto de lei complementar que fixa novo regime fiscal para as contas da União

Justiça determina que Vale e BHP depositem R$ 10,3 bilhões para ações em cidades capixabas

O juiz Michael Procópio Ribeiro Alves Avelar, da 4ª Vara Federal Cível e Agrária de Belo Horizonte, proferiu nesta quinta-feira (30) decisão condenando a Vale,

Alepa realiza cerimônia de posse da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2027

Conforme determina o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2027 foi empossada neste primeiro dia do

Postura Republicana

Na manhã de hoje, 25, nas dependências do Hangar Centro de Convenções, o governador Helder Barbalho ao lado de sua vice, Hana Ghassan, ambos do

Para além do minério

No último dia 13 do mês de março, ocorreu importante encontro na “capital do minério” e que tem influência direta sobre o futuro de Parauapebas.