O cardápio do almoço de Helder

COMPARTILHE:

Ontem, 10, o governador reeleito Helder Barbalho (MDB) reuniu um amplo grupo político no Hotel Grand Mercure, um dos mais requintados da capital paraense. Foram convidados deputados estaduais eleitos, reeleitos, os que não conseguiram renovar os seus mandatos; os eleitos à bancada federal e os que se reelegeram da base governista. Candidatos ao Senado também se fizeram presentes, além de diversos prefeitos, assim como membros do primeiro escalação do governo.

Helder quis reunir todo esse amplo grupo que compõe a sua base de apoio. Sabe que precisará conduzir esse processo com muito cuidado, pois gerenciar um grupo amplo em que muitos estão sem cargo, à deriva. A reunião teve esse sentido de uma mensagem de agradecimento à todos, parabenizar os eleitos, reeleitos e os que ajudaram com suas votações esse desempenho acima da expectativa do MDB.

A questão seguinte será acomodar diversos deputados que não se reelegeram, que não conseguiram se eleger, candidatos ao Senado que ficaram pelo caminho, além de diversas lideranças. Helder ainda terá que acompanhar de perto a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa (Alepa), que tende a ter uma disputa interna entre três nomes emedebistas que querem assumir ou reassumir o comando do poder legislativo paraense. Na Casa, a base de apoio do governador aumentou. Calcula-se que Helder passará a contar com 35 deputados governistas no próximo mandato.

No cardápio do encontro, além dos pratos típicos paraense, em especial, os servidos no Círio de Nazaré, Helder iniciou o movimento de reorganização das forças políticas que estão ao seu lado. Pelo que se diz nos bastidores, a fila dos “desempregados” está grande na porta do Palácio, e não há vagas para todo mundo. Muitos irão sobrar ou se contentar com assessorias.

Apoio a Lula

Outro ponto tratado no almoço, foi o apoio a Lula neste segundo turno. Helder declarou apoio ao ex-presidente na semana passada em um encontro entre os dois em São Paulo, e tornou-se o principal cabo eleitoral do petista no Pará. No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro no Pará: 52,22% (2.443.730 votos) contra 40,27% (1.884.673 votos). Portanto, caberá ao governador reeleito na condição de principal cabo eleitoral do ex-presidente, ampliar essa vantagem petista em solo paraense. Para isso, Helder escalou um batalhão nos quatro cantos do estado para essa missão.

Imagem: reprodução internet. 

O blog no X