O Levante Lermen

COMPARTILHE:

Na última quinta-feira, 14, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, realizou o lançamento do maior programa de reformas de unidades escolares do município. As obras beneficiarão 43 escolas da rede municipal, sendo 30 de ensino fundamental e 13 de educação infantil (incluindo algumas escolas do campo). O momento foi prestigiado por representantes do poder Executivo, Legislativo, educadores e pais de alunos.

Esse será o plano de Darci Lermen para a educação municipal de Parauapebas, que tem como gestor direto o professor Luiz Vieira, que ao assumir recentemente o cargo, anunciou diversas mudanças e projetos a serem executados no universo educacional parauapebense. Serão reformadas 80% de toda rede de educação municipal, um universo que atinge 35 mil alunos.

Na área social, o que, diga-se de passagem, sempre foi o forte de Darci, sobretudo nos dois últimos anos de seus governos passados, o prefeito repete o modus operandi que lhe garantiu a primeira reeleição, e investirá fortemente na referida área.

Depois de uma reforma completa, o “PIPA” está pronto e será reinaugurado nos próximos dias. Inicialmente, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Pipa, irá atender 200 crianças e adolescentes que são assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social nas oficinas de karatê, jiu-jutsu, xadrez, danças folclóricas e hip-hop.

Ainda na área social, o prefeito Darci deverá lançar nas próximas semanas um amplo programa de assistência social (Projeto de Lei foi enviado à Câmara de Vereadores para que seja aprovado e entre em operação), através do uso de um cartão, aos moldes do programa federal “Bolsa Família”, com a diferença – no programa municipal – que o cartão dará direito aos cadastrados (com base na faixa de baixa renda, aferidos em banco de dados oficiais do Governo Federal) aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais cadastrados pela prefeitura. Desta forma, gera-se renda ao comércio, o que, de quebra, dinamiza a economia local, e atende a ausência em muitos casos de algo básico a qualquer ser humano ou a uma família: alimento.

Trocas de Secretários

O prefeito Darci Lermen vem – em doses homeopáticas – soltado-se das amarras de campanha, que o fizeram ser prefeito pela terceira vez, mas que vem engessando o seu governo, além de deixar a sua popularidade em patamares preocupantes. Agora, e conforme tratado neste espaço diversas vezes, o mandatário municipal recorre a nomes do passado para dinamizar o ritmo da máquina pública municipal. E parece que no pouco tempo que os novos gestores assumiram, percebe-se mudança, pelo menos no ritmo. O Blog torce para que essas ações se concretizem, e que o governo realmente imprima um ritmo intenso de realizações. Parauapebas precisa e já passou da hora.

O blog no X