O Rei Lira

Está mais do que claro: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) não deixará em “paz” o Palácio do Planalto, enquanto estiver à frente do parlamento federal. A postura do deputado alagoano nem deveria ser encarada como algo novo, ou causar surpresas, justamente, por ter declarado (com direito a uso de camisa de candidato) apoio à reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha presidencial de 2022. Portanto, Lula (PT) não era o presidente que o citado deputado queria.

Lira se escora e se fortalece justamente porque sabe que o Congresso Nacional na atual legislatura é ainda mais conservador e liberal. Sabe também que o governo atual venceu com margem mínima nas urnas. Portanto, o país ainda se configura politicamente bem dividido.

O Governo Lula completará seis meses de gestão nas próximas semanas. E, ainda, não se tem base governista definida. Ela é volátil, até mesmo entre os partidos que possuem ministérios, o que faz com que cada votação na Câmara, seja um “Deus nos acuda” aos articuladores do Palácio do Planalto. Lira impõe o ritmo que quer. Não se dobra aos pedidos do governo. Mostra total autonomia e impõe suas vontades até ao Senado Federal, criando clima de rivalidade com Rodrigo Pacheco (PSD).

O protagonismo exagerado de Arthur Lira é resquício do poder obtido pelo parlamento no governo Bolsonaro, que tornou-se refém, com mais de uma centena de pedidos de impeachment. Além disso, é reconhecido como um exímio articulista.

Há forte cobrança para que o presidente Lula se faça mais presente na relação política com o Congresso. O próprio Lira cobrou isso. O atual presidente da Câmara dos Deputados tornou-se o rei de Brasília.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão

A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou nesta quinta-feira (11) a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento sobre a tentativa de golpe

ENTREVISTA: Dr. Daniel Santos – Presidente da Alepa

O Blog do Branco de forma exclusiva entrevistou o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Dr. Daniel Santos. O presidente tratou de diversos assuntos formulados

A lista dos 41 deputados estaduais eleitos no Pará

Confira abaixo a lista dos eleitos (em negrito os reeleitos): Dr. Daniel (PSDB) – 113.588 votos Cilene Couto (PSDB) – 93.614 votos Renato Ogawa (PR)

Boletim Focus: expectativa de inflação e do PIB para 2022 voltam a subir

O mercado financeiro elevou sua projeção de inflação para 2022 pela segunda semana consecutiva, conforme mostram dados do Boletim Focus divulgados na última segunda-feira (7)

Canaã: Josemira anuncia obras da 2ª etapa da TransCarajás. Helder assinará OS

O governador do Pará, Helder Barbalho, visitará Canaã no próximo sábado (7) para assinar a Ordem de Serviço da construção da 2ª etapa da TransCarajás,

CNM alerta sobre o reajuste do piso do magistério e pede cautela aos prefeitos

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reitera que não há base legal para o reajuste do piso nacional do magistério de 14,95% em 2023. A