O voto em Bolsonaro no Pará

O cientista político Dornélio Silva recentemente lançou um artigo em que analisou o perfil do eleitorado bolsonarista no Pará, tendo como base os dados das pesquisas realizadas pela Doxa Pesquisas, empresa dirigida por ele. As variantes foram divididas em: mesorregiões, cidades, sexo, faixa etária, renda, nível de escolaridade, religião e ocupação. Se analisou também, por exemplo, em quem esse eleitorado bolsonarista pretende votar para o governo do Pará, deputado estadual, federal e para senador. Para Silva, atualmente, segundo os dados das pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31% das intenções de voto do eleitorado paraense.

Quando se analisa o voto em Bolsonaro nas mesorregiões, percebe-se que a concentração maior está na Região Metropolitana de Belém (32, 5%), seguida pelo Sudeste paraense com 28,3%. O Marajó é onde o atual presidente tem menos intenção de voto (1,9%). Aprofundando um pouco mais esse voto geográfico, monta-se um ranking dos oitos municípios paraenses mais bolsonaristas: Belém, Santarém, Parauapebas, Ananindeua, Marabá, Paragominas, Altamira e Itaituba. O eleitor de Bolsonaro é mais do sexo masculino, 52,3%; no entanto, o percentual de mulheres é grande, chegando a 47,7%. Se tratando de idade, a concentração dos votos no presidente está na faixa de 30 a 44 anos, 31,4%. Ressaltamos que na faixa de 22 a 29 anos, a concentração é significativa, 27,8%; assim como na faixa de 45 a 59 anos, 20,9%.

Quando falamos de nível de escolaridade, os eleitores de Bolsonaro estão concentrados no Ensino Médio, 63,8%. Agora, em se tratando de renda familiar, a maior concentração, 44,5%, é na faixa de Acima de 1 até 2 Salários Mínimos. Depois de 0 a 1 Salário Mínimo, o que soma 39,2%. Quando se trata de credo religioso, o eleitor bolsonarista, em sua maioria, é evangélico, chegando a 46,0%. Os católicos representam 42,6%.

Quanto à ocupação, o eleitorado de Bolsonaro no Pará está concentrado no Autônomo (pequeno empreendedor), representando 24,0% dos votos do atual presidente. Depois vem o empregado da iniciativa privada com 18,2%. A dona de casa representa uma parcela significativa de 12,4% e estudante, 10,1%.

O comportamento eleitoral dos bolsonaristas em relação à aprovação e desaprovação do governo de Helder Barbalho, mostra o seguinte quadro: 63,2% estão aprovando o governo de Helder; enquanto 29,4% desaprovam. Quando avaliam o próprio governo de Bolsonaro, 88,9% estão aprovando; outros 7,4% desaprovam. Quanto ao voto dos bolsonaristas para governo do estado, 54,8% estão votando em Helder Barbalho; enquanto 10,9% votam em Zequinha Marinho; Major Marconi recebe, 5,3% dos votos.

E, em relação aos candidatos ao senado, como estão votando os bolsonaristas? O estudo mostra que 28,9% vota em Márcio Miranda (PTB). E a segunda maior votação vai para Mário Couto (PL), 11,3%. O estudo identifica em quem os apoiadores do presidente no Pará estão votando para deputado federal. Em primeiro lugar ficou o delegado Eder Mauro, 17,7%; depois vem Márcio Miranda que aparece bem votado, somando 13,8%; Delegado Eguchi soma 5,9% e Joaquim Passarinho, 4,0%.

Com informações da Doxa Pesquisa (adaptado pelo Blog do Branco)

Imagem: Canal Rural. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Canaã: vereadores debaterão em audiência pública o Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2026-2029

Hoje, (15) às 18h, a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás será palco de um evento crucial para o desenvolvimento do município: a Audiência Pública

Desencantamento Militar

Diversos veículos de comunicação nos últimos dias apontaram que o alto comando militar, composto pelos comandantes das Três Forças (Aeronáutica, Exército e Marinha) já não

Global Citizen em Belém reforça protagonismo do Pará em sustentabilidade e justiça social

O governador Helder Barbalho participou, neste sábado (1º), do Global Citizen Festival Amazônia, evento internacional que, pela primeira vez, foi realizado em Belém, reunindo lideranças

Arrecadação total das receitas federais alcançou R$ 2,6 trilhões em 2024

A arrecadação total das receitas federais alcançou R$ 2,652 trilhões em 2024, alta real (já descontada a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao

Desafio mortal

O mundo acompanha desde o último domingo, 18, o desfecho do caso que envolve um submersível que continua desaparecido nas águas do Atlântico Norte, quando

Foi sem ser

O mundo acompanhava o que vinha acontecendo nos últimos dias no Reino Unido, em especial, na Inglaterra. A grave crise econômica, que desencadeou um problemático