O voto em Lula no Pará

Assim como foi analisado o perfil do eleitorado paraense que vota no presidente Jair Bolsonaro (PL), a Doxa Pesquisa quis saber também sobre os eleitores do Pará que votam no ex-presidente Lula (PT). As variantes foram mantidas em comparação à análise anterior, divididas em: mesorregiões, cidades, sexo, faixa etária, renda, nível de escolaridade, religião e ocupação. Se analisou também, por exemplo, em quem esse eleitorado lulista pretende votar para o governo do Pará, deputado estadual, federal e para senador. Segundo dados da Doxa, atualmente, o ex-presidente Lula soma 43% das intenções de voto do eleitorado paraense.

Quando se analisa o voto em Bolsonaro nas mesorregiões, percebe-se que a concentração maior está na Região Metropolitana de Belém (45%), seguido pelo Nordeste paraense com 18,8% e o Sudeste com 15,2%. Aprofundando um pouco mais esse voto geográfico, monta-se um ranking dos sete municípios paraenses mais lulistas: Belém, Ananindeua, Marabá, Breves, Abaetetuba, Barcarena e Cametá. O eleitor de Lula é maior entre o sexo feminino com 52,3%; no entanto, o percentual de homes é considerável, chegando a 47,9%. Se tratando de idade, a concentração dos votos no presidente está na faixa de 22 a 29 anos, 29,8%. que inclui a de 30 a 44 anos. Ao se somar as duas faixas de idade chega-se a 59,5%.

Quando falamos de nível de escolaridade, os eleitores de Lula estão concentrados no Ensino Médio, 57,4% e fundamental, 25,5%. Agora, em se tratando de renda familiar, a maior concentração, 53,1%, é na faixa de Acima de 0 a 1 Salário Mínimo. Depois aparece na faixa acima de 1 até 2 salários mínimos, 34,9%. Quando se trata de credo religioso, o eleitor de Lula, em sua maioria, é católico, chegando a 60,7%. Os evangélicos representam apenas 24,0%.

Quanto à ocupação, o eleitor lulista no Pará está concentrado no Autônomo (pequeno empreendedor), representando 21,5% dos votos. Depois vem o estudante com 17,5%, seguido da dona de casa, 13,7%. O empregado da iniciativa priva representa 12,2%.

Se analisou também, o comportamento eleitoral dos lulistas em relação à aprovação e desaprovação do governo de Helder Barbalho. O estudo mostra o seguinte quadro: 82,7% dos eleitores de Lula estão aprovando o governo de Helder; enquanto apenas 12,2% desaprovam. Quando avaliam o governo de Bolsonaro, 83,9% estão desaprovando; apenas 8,8% aprovam.

Quanto ao voto dos lulistas para governo do estado, 78,1% estão votando em Helder Barbalho; enquanto apenas 3,2% votam em Zequinha Marinho; Cleber Rabelo recebe 1,8% e Major Marconi, 0,5% dos votos lulistas. Em relação aos candidatos ao senado, como estão votando os eleitores de Lula? O estudo mostra que 30,2% votam em Márcio Miranda (PTB). A segunda maior votação lulista vai para Manoel Pioneiro (PSDB), 7,8%; em seguida Flexa Ribeiro recebe 7,0% dos votos lulistas; Beto Faro (PT), 6,1% e Mário Couto, 5,4%.

O estudo identifica em quem os lulistas paraenses estão votando para deputado federal. Em primeiro lugar ficou Márcio Miranda, 18,1%; depois vem o delegado Eder Mauro, 9,1%; delegado Eguchi recebe 4,1% dos votos de Lula; Priante recebe 4,0%; Joaquim Passarinho recebe 3,3%; Úrsula Vidal e Cássio Andrade recebem, ambos, 3,1% dos votos de Lula.

Com informações da Doxa Pesquisa (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: R7. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Câmara Federal: gastos dos deputados paraenses no 1º semestre

Desde fevereiro do ano corrente que o Blog do Branco vem mês a mês apresentando os gastos dos deputados federais do Pará, no que diz

A escolhida de Helder?

Na semana passada, foi lançado o projeto “Asfalto Por Todo o Pará”, pelo governador Helder Barbalho, no distrito de Icoaraci e nos bairros do Guamá

Lei das Estatais: saiba como se posicionou cada deputado federal paraense

Na noite da última terça-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2896/2022, de relatoria da deputada Margarete Coelho (PP-PI). Aprovado com

Pará exportou pouco mais de US$ 22 bilhões em 2023

Em 2023 o Estado do Pará exportou um valor acumulado de US$ 22.258.128.915 bilhões, fechando o período com uma variação positiva de 3,45% em relação

Entenda a onda de protestos que acontece no Irã e o impacto para o regime

Manifestações contra a inflação se espalharam pelo Irã, resultaram em mortes e prisões e colocam o regime sob a maior pressão em anos.

IBGE prevê safra recorde de 318,1 milhões de toneladas para 2023

A estimativa de setembro para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2023 é de 318,1 milhões de toneladas, com altas de 20,9% ante