Os desafios do novo presidente do PSDB paraense e o tabuleiro político de 2020

Anteontem, 05,  pouco mais de 400 lideranças de cerca de 100 municípios, vereadores, prefeitos, deputados e dirigentes do PSDB paraense se reuniram no auditório João Batista, localizado nas dependências internas da Assembleia Legislativa (Alepa) para definir a formação da Executiva estadual da legenda. Sem surpresas e já com os acordos definidos, o deputado federal Nilson Pinto, que está em seu quinto mandato consecutivo, foi aclamado como o novo presidente da referida legenda. Irão compor a direção partidária os deputados estaduais Cilene Couto, Ana Cunha e Victor Dias, além do deputado federal Celso Sabino.

A nova Executiva tucana terá um grande desafio. Hoje, o PSDB ainda é a segunda legenda em números de prefeituras no Pará (32), atrás apenas do MDB (42). O partido gerencia atualmente os três maiores colégios eleitorais do Pará (Belém, Ananindeua e Santarém), mas corre serio risco de perdê-los, em 2020. O desgaste dos tucanos no Pará é grande. O PSDB corre o risco de passar pelo mesmo processo ocorrido no PT, em 2016, em que os petistas viram o partido desidratar eleitoralmente. Hoje, por exemplo, no Pará, o PT só governa em sete municípios. Já chegou a ter 29 prefeituras na época que a legenda estava no Governo do Pará.

Em 2020, o PSDB disputará sem ter a máquina estadual como suporte. Seu maior adversário político hoje, o MDB tende aumentar ainda mais a sua musculatura política. O governador Helder Barbalho quer conquistar os cinco maiores colégios eleitorais paraenses a todo custo, com a prioridade de Belém e Ananindeua, ainda controlados pelo PSDB, mas com forte rejeição aos prefeitos tucanos Zenaldo Coutinho e Manoel Pioneiro.

Helder já iniciou (o que foi abordado recentemente por este blog) o processo de desconstrução do PSDB, e faz através da cooptação de seus membros. O governador sabe que há grande racha interno no partido, ocasionado pelas decisões do ex-governador Simão Jatene. Na questão do parlamento, não há, por exemplo, oposição – mesmo da bancada do PSDB – na Alepa ao governador, que hoje controla o Poder Legislativo.

Helder sabe que a maior estrela tucana hoje no Pará é o deputado federal Celso Sabino, que teve atuações elogiáveis como deputado estadual, e vem reconhecidamente tendo bom desempenho em Brasília. Sabino é, sem dúvida, hoje o melhor quadro do PSDB do Pará. E Helder sabe disso. A relação entre ambos é boa, e se mantém além dos laços republicanos.

Resta ao governador ordenar dentro do seu tabuleiro as “peças” que disputarão as principais prefeituras do Pará, e ele é quem dará as cartas. Entre os nomes de seu secretariado, há diversas possibilidades, por exemplo, para a Prefeitura de Belém.

Nilson Pinto sabe que herdou um partido em condições desfavoráveis, em alto nível de desgaste. O PSDB, talvez viva atualmente o seu pior momento deste século na política paraense. Muito pior até de quando perdeu o governo para o PT, em 2006.

As gestões do PSDB (em nível estadual e nos municípios – em especial Belém e Ananindeua) provocaram esse cenário, e revertê-lo será muito difícil, pelo pouco tempo que há. A questão é reunir os cacos, reformular as ações e preparar a narrativa de oposição ao governos Bolsonaro e Helder. Primeiro, tem que combinar com a bancada do partido na Alepa, que anda, aliás, muito próxima do Palácio do Governo. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Pará registrou números altos de colisões de carros contra postes em 2022

Os números de acidentes envolvendo colisões de veículos contra postes de energia no estado do Pará continuam gerando preocupação para instituições e empresas, como a

Eleições 2024: Pará registra o quarto caso de atentado político em pouco mais de um mês de campanha

O Pará se tornou um exemplo no combate ao crime quando se compara os dados estatísticos da segurança pública de modo geral. Todavia, o processo

Parauapebas: Darci moderniza quadro de pessoal do município, com extinção e criação de novos cargos

Projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 12, sob aplausos de um grupo de concursados ainda não chamados pela Prefeitura de

O preterido Marajó em meio a mais uma disputa pelo Governo do Pará

Pelos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 542 mil (números redondos) habitantes, espalhados por dezesseis municípios limitados territorialmente por

Balanço do 1º Debate Presidencial

Ontem, 28, foi realizado o primeiro debate presidencial das Eleições 2022. O evento foi promovido pela TV Bandeirantes em parceria com a TV Cultura, UOL

A menor corda rompeu. E a maior?

A competente jornalista Tina Santos assinou a matéria: “Governo Jeová envolvido em esquema criminoso com rombo de mais de R$ 20 milhões”, publicada na última