Papel da mineração na transição energética é destaque na abertura da Exposibram 2024

A consciência coletiva sobre a importância da mineração e dos minérios que produzidos pelo setor mineral para o Brasil e para o mundo foi o tema central de debate durante a solenidade de abertura da Exposibram 2024, na noite desta segunda-feira (9), no Expominas-BH, em Belo Horizonte (MG).

Os discursos de autoridades federais, estaduais, dirigentes do setor mineral abordaram as condições necessárias para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, que priorize as fontes de energia renovável.

O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, reforçou que a mineração é parte da história e sem ela não haveria a civilização que hoje conhecemos.

“Somos os artífices do futuro. Os minerais críticos e estratégicos são decisivos para a transição energética e não haverá saída para a humanidade, em razão do agravamento da emergência climática, sem considerarmos o crescimento da oferta desses minerais”, afirmou.

Para a CEO da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Diretor do Ibram, Ana Sanches, “o futuro do país depende da mineração. Ela e a transição energética andam de mãos dadas”.

Sanches ressaltou ainda que o setor mineral brasileiro está em fase de transformação para se tornar ainda mais sustentável, responsável e seguro e que é fundamental que as pessoas tenham esta percepção para que possam reconhecer as contribuições da indústria da mineração às suas vidas.

Governo de Minas defende mineração responsável e sustentável 

Representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o vice-governador do estado, Mateus Simões, reforçou durante a solenidade que a mineração é parte da essência de Minas Gerais.

“Uma mineração que precisa ser sempre responsável e sustentável, mas que jamais deve ser combatida por representar algum tipo de mal (…) a mineração a gente percebe também para soluções para um meio ambiente mais equilibrado, ou será que alguém falaria em transição energética se não se falasse dos minerais críticos e estratégicos para que a transição se transforme em realidade?”, questionou.

O presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), deputado federal Zé Silva, lembrou que o “setor mineral saiu da retranca e agora passa a fazer parte das prioridades das discussões no Congresso Nacional” com apoio da FPMin.

Ele mencionou pautas positivas para o setor, como o projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados voltado a criar uma política nacional de estímulo à produção de minerais críticos e estratégicos para a transição energética.

Ibram firma acordos com o governo mineiro para capacitação em gestão de risco 

Também na solenidade de abertura, o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, e o chefe do Gabinete Militar do Governo de MG, coronel Carlos Otoni Garcia, assinaram acordo de cooperação para promover a capacitação dos agentes públicos em gestão de riscos e de desastres. Este projeto reforça a segurança em relação às operações de mineração e a capacidade de resposta dos agentes públicos para prevenir riscos.

Com informações de Revista de Mineração

Imagem: Divulgação / Ibram

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A arte de abandonar aliados

Na última sexta-feira (20), Brasília ficou agitada por conta do ato do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), de enviar para ser protocolado no

PSD SE REÚNE, MAS NÃO SE UNE

Corvus oculum corvi non eruit… essa expressão, em sua tradução literal, significa “um corvo não arranca o olho de outro corvo”; normalmente refere-se ao comportamento

Imposto de Renda 2023: os maiores erros que levam à malha fina

A Receita Federal está de olho nos pequenos deslizes que os contribuintes cometem ao preencher a declaração do Imposto de Renda 2023. Qualquer dado incorreto

Desafios no Combate às Fake News e ao uso de IA em Conteúdos Difamatórios nas Eleições 2026

As eleições de 2026 ocorrem em um contexto político e tecnológico marcado por profundas transformações. O processo eleitoral brasileiro enfrenta desafios inéditos, especialmente no que

Pará é o 3° estado do Brasil em solidez fiscal

O Pará alcançou o terceiro lugar no item solidez fiscal no Ranking de Competitividade dos Estados em 2021, uma publicação do Centro de Liderança pública

Trump elogia Xi Jinping e aponta para acordo comercial com a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que é possível chegar a um novo acordo comercial entre os americanos e a China, principal alvo